segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O tronco genealógico da Família Tavares em Macaíba

Guilhermina Pedroza da Silva Tavares


Antônio Pessoa de Araújo Tavares



Dentre os 32 filhos de Fabrício Gomes Pedroza (*1809 +1872), Fundador de Macaíba e da Casa Fabrício & Cia., em Guarapes, apontaremos a descendência da quarta filha do primeiro matrimônio - Guilhermina da Silva Pedroza, cuja mãe foi d. Ana Maria da Silva e Vasconcelos.


Nascida na cidade de Areia, no Estado da Paraíba, D. Guilhermina seguiu com sua família para a nova residência no engenho Jundiaí, onde transcorreu sua infância sem maiores preocupações. Homem de vanguarda, Fabrício Pedroza custeou os estudos de Guilhermina e duas irmãs, Maria Terceira e Militina, na França, com estágios na Inglaterra e na Suiça, onde estudavam os manos Francisco e Fabrício II. Após alguns anos, retorna para Guarapes, onde o pai se estabelecera como importante comerciante.

Neste tempo, os casamentos não costumavam ser uniões românticas, mas um instrumento fundamental para selar alianças entre famílias, estabelecer associações entre clãs, expandir a rede de laços e influências políticas, econômicas e sociais. os acordos matrimoniais representavam um dos principais pilares da sociedade patriarcal. abrindo caminhos para a consolidação dos consórcios comerciais, associações em empresas e fazendas e acesso a um núcleo social privilegiado.

Com seu habitual pragmatismo, Fabrício Pedroza contratou com Francisco Pessoa de Araújo Tavares, senhor de engenho em Nazaré da Mata, Pernambuco, o casamento de três de suas filhas, com três filhos daquele senhor, cuja esposa era irmã de Ana Maria, consorte de Fabrício, que observou que essa era a melhor maneira de evitar que sua fortuna fosse dividida, no momento em que consolidara seu império.

Desta forma, casaram-se Maria Militina com Francisco Pessoa de Araújo Tavares Filho, Cândida Minervina com Miguel Pessoa de Araújo Tavares e Guilhermina com Antônio Pessoa de Araújo Tavares. Convém destacar, que estes eram irmãos de Feliciano Pereira de Lyra Tavares, pai de Augusto Tavares de Lyra.

A união romântia de Guilhermina e Antônio Tavares foi uma exceção e não uma regra da época. Ela só foi possivel porque Antônio já era um homem de posses, importante e influente e, portanto, não precisava dar satisfações a ninguém. Ele, porém, sabia que o casamento era uma arma vital para assegurar a fortuna familiar.

Guilhermina foi de fato, uma filha de Fabrício Pedroza. Não tardou em ajudar o marido a comprar uma fazenda, se desfazendo, para isso, de suas jóias para então tornar-se sócia de Antônio. Guilhermina passa a tratar a fazenda como um negócio, um empreendimento que precisava ser administrado por um espírito enérgio e pulsante como o dela. Gostava muito de ler. Falava bem frânces e um pouo de inglês, mas lia nas duas línguas. Era muito culta, ao contrário do seu marido, que só pensava nas terras e não se preocupava com os refinamentos da civilização e da cultura.

Antônio admirava a vitalidade e a compenetração de Guilhermina com os aspectos administrativos das propriedades e do lar. Ela não era apenas esposa, mas sua companheira e sócia. Desde cedo, ela gostara de impor a sua marca, o seu jeito e a sua personalidade em tudo que fazia.

Guilhermina faleceu muito jovem de parto, deixando, pelo que pude apurar até o presente, dois filhos. Esse fato prejudicou a saúde mental de Anônio Tavares, que faleceu louco em sua casa de Macaíba, incomformado. Os filhos Francisco e Maria foram entregues aos padrinhos, e se viram pobres devido o descaso na administração de suas terras.

A memória infantil me faz recordar do retrato patriarcal do major Antônio Tavares, segurando um monóculo, posto em um quarto/depósito na residência de minha tia avó, em Macaíba. Na pintura, observava-se a assinatura de Jean Bindsel, artista francês que excursionou pelo Rio Grande do Norte pintando a aristocracia açucareira e comercial.

Maria da Silva Tavares, filha de Guilhermina e Antônio, casou com o primo José Antônio de Lyra Tavares na praxe endogâmica da época. Ele filho de Feliciano Pereira de Lyra Tavares com sua primeira esposa e sobrinha Maria da Silva, filha de seu irmão José Pessoa de Araújo Tavares.

Foram filhos do casal Maria e Antônio Tavares:

F1 Cândida Tavares, faleceu criança;

F2 Francisco Tavares, casado;

F3 Ana Tavares (tia nana) casada com Maurício Dantas;

F4 Leonel Tavares, casado;

F5 Porcina Tavares casada com Francisco Ferreira da Silva, filho de Pedro Ferreira da Silva e Benedicta Maria da Conceição de Albuquerque Maranhão;
F6 Anália Tavares casada com João Confessor;

F7 Maura Tavares casada com Cicero de Queiroz Dantas;

F8 Maria Joana Tavares (solteira);

F9 João Paulo Tavares casado com Adelaide Nunes Tavares;

F10 Júlio Tavares casado com Arminda Tavares;

F11 Silvino Tavares (meu bisavô materno) casado com Sebastiana Ferreira da Silva, filha de Pedro Ferreira da Silva e Benedicta Maria da Conceição de Albuquerque Maranhão.








136 comentários:

  1. ola meu nome é cleuza tavares lira procuro seu familiares ela é filha de otaviano tavares de lira ele a famlia dele era santo tonho de balsas maranhao so que eu nao conheço ne uma pessoa da familia do meu pai mais eu desejo conhecer meu primos meu tios moro em campo grande ms telefone para contato 96331941 ou 99132828

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI me chamo joao batista tavares minha familia é d balsas-ma

      Excluir
  2. Oi Pessoal!Meu nome é Hilda Zeth Tavares e minhas origens é de MG, numa localidade que se chama Conceição da Boa Vista, distrito de Recreio.Meu avô chamava-se Salatiel Pereira Tavares e foi pai de sete filhos no primeiro casamento e quatro no segundo casamento.Meu pai, José Tavares, sexto filho, foi pai de nove filhos e eu sou a caçula. Tenho 52 anos e espero poder fazer parte da comunidade.

    ResponderExcluir
  3. oi, meu nome é José Felipe Tavares de Almeida, eu sou filha de Fausta Tavares Nascimento e Francisco Pereira de Almeida, eles moravam no Maranhão, agora estamos morando na cidade de Buriti do Tocantins, nos fazemos parte da familia Tavares lá do Maranhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dê maiores esclarecimentos sobre seus familias. Sou Paulo Tavares pesquisador da familia. Tenho uma tia Fausta que foram embora para para o maranhãqo. Moro no Piauí. email: ptavaryz@ig.com.br

      Excluir
    2. sou Awheney Praxedes Tavares, descendente da Familia tavares do Maranhão,sou neto de José Nascimento Tavares, mais conhecido com zé vizeu,pois na época viviam na divisa do estado do maranhão e Pará.

      Excluir
    3. Olá Awheney, me interessou sua história. Precismos de maiores detalhes. Historias do seus antepassados. Bisavós, tetravós.
      email: paulotavaryz@gmail.com

      Excluir
    4. Felipe, me dê maiores esclarecimentos sobre seus familias. Sou Paulo Tavares pesquisador da familia Tavares. Tenho uma tia Fausta, casada com Francisco Pereira que nasceram no Piauí e foram embora para o maranhão. Moro no Piauí. Tia Fausta era irmão de minha tetravó.
      e-mail: paulotavaryz@gmail.com

      Excluir
    5. Olá Meu nome é Maria do Socorro dos Santos Tavares,filha de Olimpo José Tavares.
      Só da cidade Buriticupu Maranhão eu gostaria de conhecer minha família.

      Excluir
  4. Olá, eu sou Ana Beatriz da Silva Tavares e meu pai se chama Vicente da Silva Tavares e meus avós são: Vicente de Araújo Tavares e Maria Ribeiro dos Santos, procuro pelos meus parentes, pois não conheço nenhum, sou do Rio de janeiro e meu email é: abstavares@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Sr. Anderson Tavares,
    Pela genealogia que o Sr. apresenta acima, possivelmente sou seu parente distante, mas pelo lado daqueles que ficaram em Pernambuco.
    Meu trisavô era JOAQUIM TAVARES PESSOA - casado com ISABEL BEZERRA CASTILHO. Meu trisavô e outros parentes deles eram proprietários de engenhos na região de Nazaré da Mata, Aliança, Macujê e Goiana. A família de meu trisavô era TAVARES PESSOA (com muitos casamentos por volta do período 1875-1880) com os BEZERRA CASTILHO. Também eram parentes dos TAVARES PESSOA DE ARAÚJO - e no fim do século XIX e início do século XX, um outro ramo da família era aquele dos PESSOA MELO (que fundou depois a Usina Aliança). Minha bisavó era REGINA TAVARES PESSOA (aprox. 1891-1924) casada com meu bisavô ORÍGINES DA COSTA LIMA (aprox. 1890-1986). Minha bisavó era filha de JOAQUIM TAVARES PESSOA e ISABEL BEZERRA CASTILHO. JOAQUIM TAVARES PESSOA era parente ou descendente de FRANCISCO PESSOA DE ARAÚJO TAVARES e CESÁRIO TAVARES PESSOA DE ARAÚJO (também proprietários de engenhos na região de Nazaré da Mata e Aliança).

    Márcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, sou da família Tavares Pessoa em Pernambuco. Meus avós vieram de Aliança-PE e conhecem membros das famílias Bezerra Castilho e Costa Lima.

      Gostaria de informações acerca da origem do nome da família.

      Meu email é raisa.pessoa@gmail.com

      Excluir
    2. Márcio e Raisa, fiquei extremamente interessada nas informações que vocês possam ter. Sou descendente de FELIPE DA COSTA LIMA e SENHORINHA BEZERRA DE CASTILHO, irmã de ISABEL BEZERRA CASTILHO, filha de ANTÔNIO BEZERRA CASTILHO e MARIA LIBERATA DE ALBUQUERQUE. Vamos trocar informações, por favor?

      Excluir

    3. Olá Sra.  ou Srta. Raísa
      Meu nome é Márcio Lima e moro em São Paulo-SP.
      Pela genealogia que o Sra. apresenta, possivelmente sou seu parente distante, mas pelo lado daqueles que ficaram em Pernambuco.
      Meu trisavô era JOAQUIM TAVARES PESSOA - casado com ISABEL BEZERRA CASTILHO. Minha bisavó era REGINA TAVARES PESSOA, casada com ÓRIGENES DA COSTA LIMA. Meu trisavô JOAQUIM TAVARES PESSOA e outros parentes dele era proprietário de engenhos na região de Nazaré da Mata, Aliança, Macujê e Goiana. A família de meu trisavô era de sobrenome TAVARES PESSOA (com muitos casamentos por volta do período 1875-1880) com os BEZERRA CASTILHO. Também acredito que fossem parentes dos TAVARES PESSOA DE ARAÚJO - e no fim do século XIX e início do século XX, um outro ramo da família era aquele dos PESSOA MELO (que fundou depois a Usina Aliança). Minha bisavó era REGINA TAVARES PESSOA (aprox. 1891-1924) casada com meu bisavô ORÍGENES DA COSTA LIMA (aprox. 1890-1986), faleceu em 1924 quatro dias depois do parto de meu avô por complicações no pós-parto. Minha bisavó era filha de JOAQUIM TAVARES PESSOA e ISABEL BEZERRA CASTILHO. Tinha irmãos e irmãs, uma delas chamada ELIDÔNIA TAVARES PESSOA, tia de meu avô e pessoa que o criou. JOAQUIM TAVARES PESSOA, aparentemente,   era parente ou descendente de FRANCISCO PESSOA DE ARAÚJO TAVARES e CESÁRIO TAVARES PESSOA DE ARAÚJO (também proprietários de engenhos na região de Nazaré da Mata e Aliança). JOAQUIM TAVARES PESSOA (meu trisavô) tinha o apelido de "QUINCA" ou "QUINCAS" e era evangélico, da denominação da Igreja Batista, sendo inclusive amigo do missionário batista polonês naturalizado norte-americano, Salomão Guinsburg - um judeu que se converteu ao cristianismo, tornando-se batista, qie viveu no século XIX na Polônia, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, e que fundou muitas das primeiras Igrejas Batistas aqui no Sudeste e também no Nordeste do Brasil. Salomão Guinsburg chegou a mencionar o nome de meu trisavô JOAQUIM TAVARES PESSOA em seu livro de memórias sobre sua ação missionária e pastoral no Brasil, livro este publicado nos Estados Unidos pouco antes dele falecer.
      Gostaria de saber se podemos trocar informações sobre nossos possíveis ancestrais em comum.

      Márcio

      Excluir
  6. Márcio, entre em contato pelo email lyratavares@gmail.com. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Sr. Anderson.
      Meu nome é Márcio Lima e moro em São Paulo-SP.
      Pela genealogia que o Sr. apresenta, possivelmente sou seu parente distante pelo lado de meu avô materno que nasceu em Pernambuco.
      Meu trisavô era pernambucano de origem portuguesa e se chamava JOAQUIM TAVARES PESSOA - casado com ISABEL BEZERRA CASTILHO. Minha bisavó era REGINA TAVARES PESSOA, casada com ÓRIGENES DA COSTA LIMA. Meu trisavô JOAQUIM TAVARES PESSOA e outros parentes dele eram proprietários de fazendas e engenhos na região de Nazaré da Mata, Aliança, Macujê e Goiana. Trabalhavam com açúcar. Meu avô cresceu em um engenho que pertencia ao avô dele, JOAQUIM TAVARES PESSOA. A família de meu trisavô era de sobrenome TAVARES PESSOA por várias gerações (com muitos casamentos por volta do período 1870-1890) com os BEZERRA CASTILHO - acho que está família BEZERRA CASTILHO tinha origem na região de Campina Grande, na Paraíba. Também acredito que os TAVARES PESSOA fossem parentes dos TAVARES PESSOA DE ARAÚJO - e no fim do século XIX e início do século XX, um outro ramo da família era aquele dos PESSOA MELO (que fundaram depois a Usina Aliança - estes sei que eram parentes de meu avô). Minha bisavó era REGINA TAVARES PESSOA (aprox. 1891-1924, casada com meu bisavô ORÍGENES DA COSTA LIMA (aprox. 1890-1986). Meu bisavô Órigenes faleceu em Pernambuco quase centenário pouco antes de meu avô falecer squi em São Paulo. Por sua vez, minha bisavó REGINA TAVARES PESSOA faleceu ainda nova: Ela faleceu em 1924 quatro dias depois do parto de meu avô por complicações no pós-parto. Minha bisavó era filha de JOAQUIM TAVARES PESSOA e ISABEL BEZERRA CASTILHO. Tinha irmãos e irmãs, uma delas chamada ELIDÔNIA TAVARES PESSOA, tia solteira de meu avô e pessoa que o criou. Ela faleceu aqui em São Paulo-SP em 1967. JOAQUIM TAVARES PESSOA, aparentemente, era parente ou descendente de FRANCISCO PESSOA DE ARAÚJO TAVARES e CESÁRIO TAVARES PESSOA DE ARAÚJO (também proprietários de engenhos na região de Nazaré da Mata e Aliança). JOAQUIM TAVARES PESSOA (meu trisavô) tinha o apelido de "QUINCA" ou "QUINCAS" e era evangélico, da denominação da Igreja Batista, sendo inclusive amigo pessoal do missionário batista polonês naturalizado norte-americano, Salomão Guinsburg - um polonês judeu que se converteu ao cristianismo, tornando-se batista, que viveu no século XIX na Polônia, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, e que fundou muitas das primeiras Igrejas Batistas aqui no Sudeste (inclusive a Primeira Igreja Batista de São Paulo-SP) e também no Nordeste do Brasil. Salomão Guinsburg depois de passar muitos anos no Brasil, voltou para os Estados Unidos e chegou a mencionar o nome de seu amigo brasileiro, meu trisavô JOAQUIM TAVARES PESSOA, em seu livro de memórias sobre sua ação missionária e pastoral no Brasil, livro este publicado em inglês nos Estados Unidos pouco antes dele falecer, acho que nos anos 1920 / 1930. Meu avô veio morar em São Paulo-SP após servir o Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial e de se casar com minha avó na década de 1940. Ele faleceu em 1986, pouco depois do pai dele ter falecido em Pernambuco.
      Gostaria de saber se podemos trocar informações sobre nossos possíveis ancestrais em comum.

      Antecipadamente agradeço.

      Márcio.

      Excluir
  7. Oi, me chamo Waldelane Tavares de LUcena o meu sobrenome Tavares vem do pernambuco sou bisneta de José Feliciano Tavares(+ conhecido como Feliciano) e Maria Dionilha da Conceição Feliciano da Cidade de Trairas-PE qualquer informação entre em contato pelo email trema26@bol.com.br minha avó Luzinete Maria Tavares está muito velha e perdeu contato com os parentes, pois veio para o Pará na abertura da tranzamazônica.

    ResponderExcluir
  8. Olá Anderson, meu nome é Luiz Augusto Tavares e sou de São Paulo, mas, achei interessante esse seu blog e resolvi deixar meu registro. Meu pai nasceu no Rio Grande do Norte (em Natal) e seu pai era Eduardo Tavares, mas, minha avó veio para cá sem o meu avó. Queria saber se por um acaso tem alguma informação sobre esse Eduardo Tavares? Se tiver e puder escrever me mande email...talkamor@yahoo.com.br.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. A Familia Tavares é uma familia,muito grande e sua origen não é de outro lugar a não ser de Portugal,voces tem que observar com seus parentes mais antigos suas origens (porque ninguém consegue construir uma usina sem ter alguma verba,por isso em alguns depoimentos,essas pessoas de posse,seja em Pernanbuco,Paraiba,São Paulo ou Rio de Janeiro,etc,temos que ajudar uns aos outros(Tavares)para tentarmos saber que é parente de quem. ass.Jesse Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mae tbm é da familia tavares, gostaria de saber a origem e saber se tenho primos parentes, gostaria de conhecer melhor esta historia

      Excluir
  10. Familia tavares do Brasil e Portugal mande seus
    emails

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe é Juverly Tavares, filha de Júlio Tavares e neta de Elias Tavares. Meu avô (Júlio) é de Palmeira dos Índios Alagoas e do meu bisavô não tenho dados, mas vou descobrir. Se souber de algo me ajudem!!!!!

      Excluir
    2. Sou Vinicius Tavares Gama de Santo André/SP, sou neto de Nelson Alves Tavares, Bisneto de José Pedro Tavares...até o momento só sei isso rs!!

      Excluir
    3. olá Magda me chamo Cristiane, sou neta de Luis Tavares de Lima, ele era de Palmeira dos Indios-AL, sei que os pais dele se chamavam NEPOSIANO TAVARES E MARIA GUILHERMINA DO CARMO, se tiver mais informaçoes, por favor me mande, meu email:cristiane_favaretto@yahoo.com.br

      Excluir
    4. Meu nome é Francisca Almeida minha mãe e Josefa Tavares Sá Silva meu avô Severino Tavares morava na Paraíba tnha 16 tios a são ele Francisco Tavares antonio Tavares Ester tavares, América Tavares João Tavares Manoel Tavares severina Tavares carmerlita Tavares etc este é .eu email francisca.lucia12@gmail.com é o que é você é parente desses citados entre en. Contato ainda tem Lúzia Tavares


      N

      Excluir
    5. Boa noite
      sou Claudio- neto de Avelino Tavares de oliveira AL santana do Ipanema
      - email claudiopaulo73@gmail.com

      Excluir
  11. Me chamo Marcelo Luiz Tavares de Araújo. Moro em Cabo Frio RJ meu avô materno se chamava José Ribamar Tavares e era do Maranhão. Soube que em sua juventude foi vender camarão em Belém do Pará, casando-se com Laura de Jesus Azevedo, filha de Antonio Soares de Azevedo e Esperança de Jesus Azevedo. Se houver alguém que saiba informações dessa família eu agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Ramon e tenho o sobrenome Tavares de Lima. Sei que é originário do estado de Pernambuco. Vitória de Santo Anão PE. Será que é a mesma?
    Um abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da família Tavares de Lima de Alagoas.

      Excluir
  13. Sou Romeu Tavares de Lima Neto. O Pai de Meu avô (João Crisóstomo Tavares de Lima) era de Vitória de Santo Antão - PE. Provavelmente nós somos parentes, Ramon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Romeu.
      Sou Francisco Tavares de Lima Neto. Meu avô chamava-se Francisco Tavares de Lima Sobrinho (casado com Maria Elvira T. L.). Meu bisavô era Aurino Tavares de Lima. Eram de Vitória de Sto. Antão, será algum parente teu?

      Excluir
  14. Sou Maria Geni Amaral Tavares.

    gostaria de saber se sou desta genealogia....

    >MSN..DO MEU FILHO
    franca.ezequiel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. olá,me chamo helton tavares,e descobri que temos um brasão da família tavares...
    tenho uma amigo que se chama danilo tavares dos santos...

    ResponderExcluir
  16. Olà. Meu nome é José do Carmo Tavares Filho,mesmo nome de meu pai que é filho de Cristalino Maximiano Tavares, falecido, casado com Idenevildes do Carmo Soares com descendecia portuguesa.Moro em Caratinga MG.Conta meu pai, que vieram de Tocantins/Ponte Nova lá pela década de 20 abrindo picadas, transportando o pouco que tinham no lombo de mulas e burros instalando-se na região de São Domingos, distrito de Caratinga na época.Acredito que a minha ninhagem desabastada começou quando faleceu Guilhermina e logo a seguir Antonio Araujo deixando dois filhos Francisco e Maria que foram adotados por seu padrinhos ,ficando assim desprovidos de béns materiais.COMESSA AÍ A FAMÍLIA TAVARES DASABASTADA. Meu email e jtavaresctga@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Romeu Tavares de Lima Neto, somos sim.. Meu avô era irmão do seu bisavô João Crisóstomo tavares de lima. Ele era casado com Maria do Carmo. Seu avô Romeu era irmão gemeo de Rômulo..
    meu e-mail ramon_jtl@yahoo.com.br
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. HOO Romeu Tavares de Lima Neto, SOMOS PARENTES SIM. SEU BISAVÔ JOÃO CRISÓSTOMO TAVARES DE LIMA ERA IRMÃO DE MEU AVÔ AURINO. SEU AVÔ ROMEU, ERA IRMÃO GEMEO DE RÔMULO. DESCOBRI ISSO NO SITE DOS MÓRMONS. UM ABRAÇO.. ramon_jtl@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Estou criando uma árvore genealógica da familia Tavares de Lima, originada em vitória de Santo Antão PE e região. http://genealogiatavaresdelima.blogspot.com/ Participem..

    ResponderExcluir
  20. Olá Anderson!
    Estou muito feliz por ter descoberto um pouco mais sobre a minha família, sou neta do Dr. Luiz da Costa Alecrim, filho de Antônio da Costa Alecrim. Meu avô faleceu em 1976, no ano em que nasci, eu tinha 3 meses de vida, mas mesmo sem ter tido o prazer de conhecê-lo, eu o admiro muito, pelo que meus pai falava a respeito dele. Sou advogada e pretendo ser juíza como ele.
    Um abraço Fabiola
    O que você souber mais sobre meu avô, me conte!

    ResponderExcluir
  21. Olá Anderson!
    Meu nome é Fabiola e sou neta do Dr. Luiz da Costa Alecrim, fiquei muito feliz em saber um pouco mais sobre minha família. Ele faleceu em 1976, no ano em que nasci, eu tinha 3 meses de vida, mesmo assim eu o admiro muito, porque foi um grande juiz no Estado de Minas Gerais, sou advogada e pretendo ser juíza como ele.
    Se souber mais sobre meu avô me conte!
    Um abraço
    Fabiola Alecrim (Giovanna é minha filha)

    ResponderExcluir
  22. Olah!! Meu nome eh Virna C. V. Maciel Tavares. Tenho 30 anos e sou filha de Edvaldo Maciel Tavares. Sei que Tavares eh um sobrenome q vem da familia paterna de meu pai e meu avô se chamava Esmeraldo Maciel Tavares. Nao faço ideia de seus antepassados, pois a familia do meu pai nunca manteu contato conosco após a separacao dos meus pais. Sou de Recife e moro em Maceio, AL. Vivo tentando descobrir minhas origens, mas, com a falta do contato fica dificil ter mais informaçoes, portanto, se alguem souber de algo, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  23. sou gilmar tavares de lima filho de admilson tavares de lima neto de otilia tavares de lima nasci en recife pe no bairro de casa amarela que aminha avo otilia era de vitoria de santantao augum de voceis dever ser meu parente hoje moro no rio de janeiro o meu telefone e 021-22295488

    ResponderExcluir
  24. meu nome gerson tavares de lima filho de admilson tavares de lima neto de otilia tavares de lima nacida em vitoria de santantâo e ainda nova foi mora em cavaleiro reiâo metropolitana de recife tenho orgulho de ser tavares de lima e de ser nordestino hoje moro no rio e tenho 2 irâo gimar tavares de lima e mari tavare de lima

    ResponderExcluir
  25. omeu nome e gilmar tavares de lima sou filho de admilson tavares de lima a minha vo e otilia tavares de lima sou de recife /pe morei no bairro casa amarela que fica en recife /pe agora eu estou morando no rio de janeiro com a minha familha que e a minha mae maristela maria de lima os meu irmao gerson tavares de lima e a minha irma mari tavares de lima se alguem souber de algo por favor me ajude. o meu tel. 021-22295488

    ResponderExcluir
  26. Oi Virna! estou criando uma árvore genealógica dos Tavares de Lima e lá tem um Esmeraldo Maciel Tavares. Quem sabe é ele! Você não deixou nenhum contato! Mas faça uma visita ao meu blog. Gerson, meu avô era de Vitória de S. Antão PE. Era Tavares de Lima.
    Vejam a Genealogia que estou fazendo no blog que fiz: http://genealogiatavaresdelima.blogspot.com/
    Um abraço..

    ResponderExcluir
  27. olá! gostei muito de saber mais sobre meus antepassados. sou raimundo rozenilson, neto de analia tavares e joao soares de oliveira(confessor), nasci na rua cel. mauricio freire de sousa(pernanbuquinho) em 1970. minha familia mudou-se para goiania-goias em 1980 onde residimos até hoje, minha mae filha de analia tavares esta hoje com 83 anos, tenho tios e primos ai em macaiba. gostaria de saber ainda mais sobre esta familia.

    ResponderExcluir
  28. oi, sou raimundo rozenilson neto de analia tavares, gostei muito de saber mais sobre meus antepassados. nasci em 1970 na rua cel. mauricio freire de sousa, e em 1980 minha familia mudou-se para goiania-goias, gostaria de saber muito mais sobre meus antepassados. valeu anderson por esta iniciativa!

    ResponderExcluir
  29. E mais uma Tavares.
    Sou Hérika Tavares, minha avó se chama Vicentina Tavares..filha de FRANCISCO BENIGNO TAVARES, do Maranhão para o Piauí onde constituiu familia.
    Meu e-mail herika.mt@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. gostaria de saber mais sobre familiares em macaiba

    ResponderExcluir
  31. Aos Poucos estou criando uma árvore genealógica dos Tavares de Lima de Vitória de Santo Antão PE. Também de Recife PE e Arcoverde PE. Estou colocando fotos. Visitem:

    http://genealogiatavaresdelima.blogspot.com/

    Sou bisneto de Francisco Tavares de Lima e Josepha Álvares de Lima. Lá estão muitos Tavares de Lima. Mandem informações e fotos.

    familiatavaresdelima@bol.com.br

    Um abraço a todos..

    ResponderExcluir
  32. meu email e raimundorozenilson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. meu email e raimundorozenilson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Meu nome: Moisés de Sousa Tavares, meu sobrenome Tavares é de meu Pai, Basiliano Tavares da Silva (Basílio), nascido em 1896 em Balsas/MA, filho de Caetano Tavares da Silva e Maria Correia de Paiva, possivelmente de meados do séc. XIX, tenho vagas informações que um irmão do meu avô Caetano Tavares, comandava navios negreiros. A família do Maranhão, se estabeleceu no norte de Goiás, hj Tocantins, na cidade de Pedro Afonso. Gostaria de obter mais informações com quem possa me ajudar. meu E-mail: rvmoises@ig.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moisés, meu nome é Paulo Geovane, meu pai é Amitas Tavares, filho de José Tavares da Silva e neto de Caetano Tavares da Silva, logo sou bisneto do Sr. Caetano. Meus parentes vieram de Balsas-MA para o norte de Goiás, hoje Tocantins vivem principalmente na região próxima a Pedro Afonso, principalmente nas cidades de Recursolandia, Santa Maria, Itacajá e Pedro Afonso. Caso que me add no facebbok o link é https://www.facebook.com/paulogeo2?ref=tn_tnmn

      abraços...aguardo seu contato

      Excluir
    2. Olás! Sou neta de Pedro Tavares da Silva que foi casado com Lídia Cavalcanti de Hollanda Tavares, ambos nascidos em Pernambuco; ele, filho de Sebastião Tavares da Silva com Joaquina Pulquéria de Freitas. Conheci um irmão (também já falecido) de meu avô que morava no Rio de Janeiro e cujo nome era Ulisses Tavares da Silva. Será que temos parentesco?

      Excluir
  35. Ola. Achei bem interessante teu blog. Meu nome é Roberto Sávio Tavares de Oliveira. O Tavares vem de meu avô, João Tavares do Nascimento (natural de Nova Cruz, nascido em 3/maio/1898 e falecido em Natal - RN, em 7/abril/1938),que se transferiu de lá para Natal e aqui casou com minha avó (Alice Álvares de França - nome de solteira - e Alice de França Tavares - nome de casada). Existe algum parentesco dos Tavares de Nova Cruz com os Tavares de Macaíba? Eu me lembro vagamente que certa vez, na adolescência, que fui com minha mãe visitar uma pessoa aí em Macaíba, que não sei se era parente dela ou apenas conhecida. Eu pesquiso muito sobre as origens dos Tavares e se vc puder me ajudar, certamente faríamos uma bela parceria na troca de informações.
    Bom dia
    Tudo de bom para vc e todos os teus familiares
    Roberto
    meu e-mail é bobsatoli@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. me chamo Rosangela Lira, meu avo se chama Pastor Tavares de Lira, é possível que façamos parte dos descendentes da arvore traçada acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, de qual cidade seu avo é??? Qual é a data de nascimento aproximada dele??? Tenho uma bisavó com o mesmo sobrenome, Raimunda Tavares de Lira, sei que ela teve um filho chamado Volinez Batista Tavares, que morou no PI e depois se mudou para o TO. danielanunest@gmail.com

      Excluir
  37. MEU NOME É ROMÉRIA MARIA BEZERRA TAVARES,FILHA DE JOAQUIM TAVARES VITAL E EULILIA DE SÁ BEZERRA VITAL,NATURAIS DE VERDEJANTE=PE

    ResponderExcluir
  38. MEU NOME É ROMÉRIA MARIA BEZERRA TAVARES,FILHA DE JOAQUIM TAVARES VITAL E EULILIA DE SÁ BEZERRA VITAL, NATURAIS DE VERDEJANTE-PE

    ResponderExcluir
  39. IVONE DA COSTA SOUZA CARIRI , 22 de fevereiro de 2013 , 16:06
    Meu nome é IVONE, neta de ORIGENES DA COSTA LIMA e filha de
    ORIGENES DA COSTA LIMA FILHO e IRENE DE SOUZA COSTA.
    Fico feliz em pertencer a esta família e conhecer mais um primo.
    Um forte abraço!
    Meu email é ivonec.souza2013@hotmail.com
    Telefone 8192498807 ou 8136351396

    ResponderExcluir
  40. IVONE DA COSTA SOUZA CARIRI 07 de março de 2013 19:53
    sou neta de ORIGENES DA COSTA LIMA , filha de ORIGENES DA COSTA LIMA FILHO e IRENE DE SOUZA COSTA. Moro em Itambé
    PE. Estou feliz em conhecer mais um primo e de fazer parte desta
    familia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde meu nome é Marilda Tavares Vailant , procuro a família do meu pai Gabriel Tavares filho de Pedro Tavares e Maria Leandra Tavares . Ele nasceu em Petrolina - PE e saiu de lá aos 14 anos e veio parar no noroeste do ES. Ele faleceu a 30 anos , aos seus 64 anos de idade. Meu pai falava muito da família dele , e me recordo de alguns nomes ... Tais como : Vanda Tavares , Josefá Tavares , Geraldo Tavares . Ele falava que meu avô mexia com lotes de burros, então o sonho da minha família e o meu é conhecer alguém da família dele. Queria pedir sua ajuda , porque estou determinada em conhecer a minha família. Se puder me ajudar eu agradeço , Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia meu nomé é Eduardo Tavares de Oliveira minha família é de Sergipe e os dois sobrenomes ja vem na minha familia paterna aproximadamnente 100 anos.
    achei interessante conhecer as origens do meu sobrenome muito legal o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, meus trisavós, sergipanos eram tavares de oliveira de sergipe, será que somos parentes? Um abraço. Meu email pedrocarregosa@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá, Sou Daiana Tavares, meus avós se chamam Teresinha Tavares da Conceição foi casada com Jaime da Conceição ambos falecidos. Bisavô Francisco Tavares Santana, Eles eram de Sergipe, cidade Lagarto, minha familia vem de Sergipe com parentes em SP também. Será que somos parentes?

      Excluir
    3. Minha familia atvares é de itabaiana, Francisco Pedro de Oliveira, casado com Maria Tavares, que tenho noticias são os filhos Jovino Tavares de Oliveira e euclydes tavares de oliveira

      Excluir
    4. Boa noite, sou neto de Avelino tavares de oliveira, de Santana do Ipanema AL

      Excluir
    5. Minha esposa se chama Rosineide Tavares dias seu pai José Tavares dias e seu avô Ulisses Tavares dias são originais de Sergipe ,pergunte aí se alguém e conhecido deles.

      Excluir
    6. Meu emae-m ibrahimnabut2013@hotmail.com

      Excluir
  43. Meu avõ veio de Portugal e se chamava Manoel Tavares, morou em Belem do pará e morreu em Belem.Achei interessante esse blog..gostaria de conhecer minha origem

    ResponderExcluir
  44. Olá, meu nome é José Tavares de Lucena, natural do Ceará, mas moro em SP desde os 4 anos, enfim, meu pai chamava-se Joaquim Tavares de Lucena e minha mãe Francisca Tavares Tiburtino, legal sua iniciativa Dr. Anderson, valeu...

    ResponderExcluir
  45. Meu nome e Mercio Luiz Tavares filho de antao tavares da silva e neto de luiz tavares da silva e adelaide maria da conceicao, eles nasceram no rio grande do norte no bairro alecrim. e se alguem conhece a familia favor entrar em contato com mercioluiztavares@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. ola meu nome é fagner tavares de mato grosso mais minha familia e originaria de goias, mas eles vieram de outro estado pra goias..

    ResponderExcluir
  47. Sou bisneta de Álvaro Tavares de Mello, nascido em 1876 que era casado com Anna Tavares de Mello nascida em 1882. Casaram-se em 1897, se não estou enganada,eram de Carangola, MG.
    Meu nome é Sinelita Barreto Haider, abri uma pág da Família Tavares de Mello e estamos nos conhecendo. Tenho contato com primos que moram em Carangola MG e também no RJ.
    Gostaria muito de saber mais sobre nossa família, se puder me ajudar será maravilhoso.

    ResponderExcluir
  48. Meu nome é Maria Denise Tavares filha de Antonio Alvino Tavares, neta de Josefa, tios Silvino, João , Maria etc na cidade de Santos SP, procuro parentes.

    ResponderExcluir
  49. Sou Lucia filha de Porfirio Tavares Bezerra, meu pai dizia que a familia era do nordeste, falava de PE e CE e outors estados, e que seus pais viviam em no interior do estado do Pará no municipio de Alenquer. se alguem souber algo favor entrar em contato pelo e-mail: luciannever@hotmailcom

    ResponderExcluir
  50. Ola sou Valquiria Tavares neta de Emilio Tavares e Ana rosa Tavares filha de Maria Beatriz Tavares minha mãe quer saber da família meus avós já falecerão as informações que tenho e que meus avós viviam em Erechim Rio Grande do Sul depois do casamento eles foram para Porto Alegre ,se tiver informações de parentes que vieram de outros lugares e foram para Erechim favor informar meus bis avós tinham fazenda de café lá... Aguardo noticias obrigado Val

    ResponderExcluir
  51. Olá Sou Tavares, do Piauí. Viemos do Ceará, sem maiores informações. Isso no inicio de 1800. Dai muitos foram pro maranhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pertenço a essa linhagem que veio do Ceará, especialmente,dos que vieram em virtude da seca de 1877 para a ribeira do rio Parnaíba, divisa entre Maranhão e Piauí. Os Tavares que migraram para o sul/sudeste do Maranhão na região de Pastos Bons, Riachão, São João dos Patos, Barão de Grajaú, fundaram várias povoações com o topônimo acrescentado pelo nome Tavares: Bacuri do Tavares (onde nasceu meu avô paterno Francisco Tavares de Almeida, na última década do século XIX), Batalha dos Tavares, Lagoa dos Tavares dentre outros.

      Excluir
  52. Oi, Meu nome é Leonardo Cezar Tavares, filho de João Camilo Tavares e neto de Manoel Campos Tavares... Hoje moro em Brasília, mas somos do ES, meu pai nasceu na Barra do Itapemirim... Não sei mais nada!... Alguém próximo com alguma informação? Abraço...

    ResponderExcluir
  53. Oi sou Vanessa Tavares Gomes sou de Brasília. Minha avó Maria da Conceição Tavares veio do RJ pra Brasília mais tem família no Maranhão. vanessatavg@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olá Anderson me chamo Mauricea Correia Tavares sou neta de Sebastião Tavares sei pouco sobre meu avô ele faleceu antes do meu nascimento; sei que ele veio da Paraíba muito jovem chegando aqui anos depois casou teve 10 (dez) filhos tornou-se um comerciante bem sucedido e em 1966 aproximadamente suicidou-se por ter sido confundido com comunista e foi preso para ele isto fui uma desonra. Enfim meu pai e os irmãos não conseguiram manter o comércio e veio à falência. Acredito que temos algum grau de parentesco. Abraços!!!!!!!

    ResponderExcluir
  55. Olá Anderson me chamo Mauricea Correia Tavares sou neta de Sebastião Tavares sei pouco sobre meu avô ele faleceu antes do meu nascimento; sei que ele veio da Paraíba muito jovem chegando aqui anos depois casou teve 10 (dez) filhos tornou-se um comerciante bem sucedido e em 1966 aproximadamente suicidou-se por ter sido confundido com comunista e foi preso para ele isto fui uma desonra. Enfim meu pai e os irmãos não conseguiram manter o comércio e veio à falência. Acredito que temos algum grau de parentesco. Abraços!!!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Paulo,
    Meu bisavo era o Sr Caetano Tavares da Silva. Estou fazendo a arvore genealogica de nossa familia e gostaria de obter mais informacoes sobre ele. Ele se casou com Marina Correia. Os pais de Caetano eram, acordo com informacoes que me falaram: Jose Tavares da Silva e Joana Tavares da Silva. Eles vieram do Nordeste (provavelmente Maranhao-Ceara ou Piaui) para Tocantins. Pelos meus calculos ele deve ter nascido entre 1845 a 1870. Nas suas pesquisas da familia Tavares Voce tem alguma informacao em relacao a este nome?
    Muito obrigado,
    Zan Sales

    ResponderExcluir
  57. Meu contato Tais Fernanda de Souza Tavares, é 83-99075792, tambem whatsapp. Meu email: taistavares.adm@gmail.com ou ger.adm@ogmocabedelo.com.br. Gostaria

    ResponderExcluir
  58. Olá... Sou neta de João Tavares, falecido ja, mas que veio para a Paraiba trabalhando na construçao da 1a linha férrea que ligava Maceió à Pernambuco. Sei que os pais dele moravam em Maceió, mas nunca tivemos contato

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, pessoal. Sou de Belém, PA, meu nome é Arnaldo Tavares Neves Júnior, filho de Arnaldo Tavares Neves e neto de Amélio Arnaldo Gonçalves Neves. Não faço idéia da ascendência da parte "Tavares" da família nestas plagas além disso,.. mas é muito bom conhecer mais gente que se interessa pelo assunto.

    ResponderExcluir
  60. To procurando saber minha descendência podem me ajudar por favor? Meu nome é Laura Tavares Soares de SC,meu avô é:Luís Tavares
    Será que minha descendência é dessa árvore?

    ResponderExcluir
  61. Sou Henrique Tavares de Oliveira, minha avó era Josefa Rodrigues Tavares de Lima, filha de Geroncio Tavares de Lima e Quiteria Rodrigues Tavares de Lima, todos de Vitoria de Santo Antão - Pernambuco. Pesquisando como a minha mãe vi que os nomes das tias e tios da minha mãe estão nessa árvore e é claro apesar de ser alagoano juntamente com todos os meus primos e primas nossos pais são de pernambuco. Estou Feliz e gostaria de ter os nomes de toda a minha geração nesta árvore, OK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, olha esse blog:
      http://tavaresdelima.blogspot.com/2014/03/joao-tavares-de-lima_7.html

      Excluir
    2. Henrique, meu avô era Tavares de Lima e estou fazendo uma genealogia da familia no blog que criei. Voce tem alguma foto de sua avó?
      Um abraço.
      Ramon Lima

      Excluir
  62. oi Anderson, meu nome é Debora Tavares , Filha de Jose Wilson tavares , filho de Francisco Josino Tavares e Maria letícia Tavares eles são de Açu Rio Grande do Norte, não sei mais nada sobre minha familia , meu pai morreu quando tinha 9 anos de idade, queria muto saber sobre minha arvore genealógica. voce poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  63. oi Anderson, meu nome é Debora Tavares , Filha de Jose Wilson tavares , filho de Francisco Josino Tavares e Maria letícia Tavares eles são de Açu Rio Grande do Norte, não sei mais nada sobre minha familia , meu pai morreu quando tinha 9 anos de idade, queria muto saber sobre minha arvore genealógica. voce poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  64. oi Anderson, meu nome é Debora Tavares , Filha de Jose Wilson tavares , filho de Francisco Josino Tavares e Maria letícia Tavares eles são de Açu Rio Grande do Norte, não sei mais nada sobre minha familia , meu pai morreu quando tinha 9 anos de idade, queria muto saber sobre minha arvore genealógica. voce poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  65. Olá, Anderson.
    Muito triste a historia de Guilhermina Pedroza e Antonio Pessoa de Araujo Tavares:
    Puxa vida!
    Eles planejaram tudo direitiho, para ter uma vida feliz e bem sucedida.
    Aí ele morre jovem, e ele nao resiste à perda e enlouquece.
    Ele foi bem diferente de muitos outros daqueles tempos, que enviuvam e logo estavam casados com outra mulher, esquecendo totalmente a antiga esposa.
    Ele realmente a amava!

    ResponderExcluir
  66. Me chamo Andréia Tavares de Lima, meu avô se chamava Salvino Tavares de Lima, dizem que ele tinha algo com descendente indígena mas nunca soube ao certo pois nunca o conheci, ele faleceu eu não era nascida pois a família é bem antiga. Ele nasceu provavelmente entre 1800 e 1900 pois meu tio que é um dos filhos mais velhos nasceu em 1929 o nome dele é Francisco Tavares de Lima e meu pai se chamava Antônio Tavares de Lima, naquela época os filhos eram registrados somente com o sobrenome do pai e até a minha geração eles fizeram desta forma. Caso alguém saiba de algo que possa identificar com minha árvore genealógica, me informe.
    Meu avô Salvino Tavares de Lima foi casado com teresa Maria de Jesus.
    Meu email é deiatavares22@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Ola, meu nome é Daiana Tavares, filha de Maria Ap. Tavares, neta de Teresina Tavares Santana e Jaime Da Conceição ( Sergipe, cidade de Lagarto, meu bisavô materno era Francisco Tavares Santana. E mtos parentes sao deSP. Hoje moro em Mato Grosso do Sul e estou buscando fazer a árvore genealógica da familia Tavares. Se alguém tiver algum parentesco meu email (daianat3@hotmail.com ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ,sou do guaruja .meu avo benedito tavares dos santos e julia tavares dos santos,tudo que sei que meu avo morava com duas irmãs no litoral norte de sp,barra do shay,são sebastiao ,maria tavares e luiza e gabriel , emai-l chrisefera@hptmail.com

      Excluir
  68. Minha mãe chama Maria Luiza Tavares de Lira filha de Margarida Tavares de Lira nascida em Tasso Fragosso Maranhão. Temos algum paresteco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, podemos trocar informações? Tenho uma bisavó com o mesmo sobrenome, Raimunda Tavares de Lira, já falecida. Sei que ela é do nordeste, mas não sei ao certo a cidade, ela teve um filho chamado Volinez Batista Tavares, morou no PI e depois se mudou para o Tocantins. Talvez sejamos parentes distantes. danielanunest@gmail.com

      Excluir
  69. Minha mãe chama Maria Luiza Tavares de Lira filha de Margarida Tavares de Lira nascida em Tasso Fragosso Maranhão. Temos algum paresteco

    ResponderExcluir
  70. Minha mãe chama Maria Luiza Tavares de Lira filha de Margarida Tavares de Lira nascida em Tasso Fragosso Maranhão. Temos algum paresteco

    ResponderExcluir
  71. Olá pessoal!
    Meu nome é Fabio Vinicius Tavares Sena, sou filho de Fabio Tavares Sena e venho de uma longa história de gerações do sobrenome Tavares, o último que tenho noticias com o sobrenome Tavares é o pai do meu tataravô, sei que minha familia chegou aqui em Goiás vinda de outro estado mas infelizmente não sei de qual estado, tenho me esforçado para fazer minha genealogia, se alguém quiser trocar informações ficarei agradecido.

    ResponderExcluir
  72. Sou da família Tavares que se originou em Piranhas Alagoas. Meu avô, Raul Tavares de Amorim e meu pai Jorge Tavares de Amorim. Algum primo? Whats: 82999907755

    ResponderExcluir
  73. Sou da família Tavares que se originou em Piranhas Alagoas. Meu avô, Raul Tavares de Amorim e meu pai Jorge Tavares de Amorim. Algum primo? Whats: 82999907755

    ResponderExcluir
  74. Sou da família Tavares de Piranhas-AL.
    Meu avô se chamava Raul Tavares de Amorim,meu pai,Jorge Tavares de Amorim.
    Algum primo? Meu whats: 082999907755

    ResponderExcluir
  75. Olá,

    Busco informações sobre possíveis parentes.
    meu pai se chamava joaquim ricardo gomes e nasceu no ano de 1899
    Segundo ele mesmo falou, era natural da zona rural de pão de açúcar em alagoas.
    seus pais se chamavam : ricardo gomes tavares e maria da gloria sacramento

    o meu pai fugiu de casa ainda jovem e não retornou, não sabemos nada sobre a sua historia familiar

    Guardo a esperança de nalgum dia saber ou encontrar pessoas que fazem parte deste grupo familiar

    Gratidão
    Ana Gomes

    ResponderExcluir
  76. Peço que seja feito contato através do email:

    ana.marialg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Olá, sou neta de Manoel Domingues da Luz Tavares, ele era Musico do Exercito em Uruguaiana - RS, teve três filhos, sendo um, minha mãe Anna Maria Tavares, hoje com 90 anos. Ela me informou que meu avo era do Ceara. através desse blogs alguém tem alguma pista.

    ResponderExcluir
  78. Sou Luziane Tavares de Lira,meu bisavô Antônio Tavares De Lira,nasceu em Garanhuns PE e faleceu com quase 100anos,quando ele já estava bem velhinho ele chamava muito por Quitéria e ninguém sabia quem era,pois ele veio para SP muito novo e perdeu contato com a família, acredito que Quitéria seja alguma parente dele,as informações que tenho é que uma parte dá família tinha posses e outra tinha perdido tudo não sei o motivo.Gostaria de conhecer a história dá família e saber quem são os parentes dele. lutavares15@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  79. Olá busco por informações de possíveis parentes meus do lado paterno. Tenho poucas informações. Meu pai se Chama Gilmar Batista Tavares, meu avó, já falecido, se chama Volinez Batista Tavares (1927 - 1993), e a minha bisavô se chama Raimunda Tavares de Lira. O pouco que sei é que meu avó morava no Piaui e depois se mudou para o Tocantins, ele dizia que era filho sem pai. Possíveis informações: danielanunest@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Olá, meu Pai é José Tavares, meus avós são Romualdo Tavares e Josefa Tavares,são oriundos de Vilas dos Anjos MG. Não temos muita informação da parentela devido meu pai sair de MG ainda criança, bem que em 1992 ele foi a procurar os parentes, mas, sem êxito.

    ResponderExcluir
  81. Oi, me chamo Lucas Tavares de Oliveira, e sou de Fortaleza - Ce. Acredito que minha bisavó veio da região do Crato. Alguém pode, por favor, me esclarecer como posso montar a árvore genealógica da minha família? Agradeço desde já. Whatsapp: 85 9 9278 1085 Email: Lucas_Tavares2014@outlook.com

    ResponderExcluir
  82. Bom dia! Eu gostaria de saber de quem e meu ancestral da família Tavares,por que meu nome e:Paulo Gomes Tavares Neto e meu avô Paulo e meu pai também têm Tavares no nome por isso eu gostaria que alguem me ajudasse a dizer quem e meu tataravô ou meu bisavô desde já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  83. Bom dia! Eu gostaria de saber quem são meus parentes da família Tavares da primeira geração e quem sabe saber quem e meu bisavô ou tataravô meu nome e:Paulo Gomes Tavares Neto pelo simples fato de ser neto do meu avô cujo o nome e Paulo Gomes Tavares e meu Pai e minha avó tem Tavares no nome por isso eu gostariam de encontrar meus ancestrais desde já agradeço a ajuda,por favor comentem essa minha o publicacao quando acharem respostas ta?

    ResponderExcluir
  84. olá sou christian gabriel tavares dos santos ,meu avo era benedito tavares dos santos e julia tavares dos santos,nasceram no litoral norte de sp,sao sebatiao

    ResponderExcluir
  85. Olá, me chamo Márcia de Lima Tavares, meu pai se chama Manoel Braz Tavares, filho de Severino Braz Tavares e Rita Maria da Conceição, meu pai é dos Tavares de Macaparana - Pe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu tbm manoel Tavares de goiaba seremos parentes?

      Excluir
  86. Meu avô materno e de Macaíba ele é da família Tavares eu queria saber quem são essas pessoas da foto , porque eles podem ser meus parentes importantes

    ResponderExcluir
  87. Ola'!! Sou Rinalva e meu bisavo era Alvaro Tavares de Mello. Talvez sejamos tdos descendentes da mesma familia. Segundo as informacoes que tenho elefoi morar no estado do rio e depois minas gerais. amei o blog

    ResponderExcluir
  88. Olá amigos, estou tentando montar a árvore de minha família, são os Tavares de Itabaiana/SE, Aracaju/SE e foi se espalhando pelo mundão. Meus trisavós eram DOMINGOS TAVARES DE JESUS/MARIA JOSÉ DE GOIS e GRAGÓRIO JOSÉ DOS SANTOS/ANA RITA DE JESUS, meus bisavós eram FRANCISCO TAVARES DE JESUS/MARIA TAVARES DE JESUS, avós FLORENTINO ALVES SANTOS/RAIMUNDA TAVARES SANTOS. Vcs identificam alguém desta lista como parente? É p fins de cidadania portuguesa, estou encontrando muita dificuldade. Obrgda, THAIS TAVARES.

    ResponderExcluir
  89. Olá, bom dia, sou neta de Doralice Tavares dos Santos e Filha de Maria das Graças de Lima, Gostaria de saber da minha Origem Materna, sei que minha avó quando saiu de Recife deixou muitos filhos e só trouxe minha mãe(hoje falecida a 9 anos).
    Se puder me ajudar, ficaria agradecida.

    email: preginafrAZAO@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  90. Olá meus primos, como é bom encontra-Los aqui nesse blog. Irei fazer uma viagem pelo Brasil e pretendo ficar um pouco na casa de cada um de vocês. Quem tem nariz grande aqui manda um "eeeeuuu"

    ResponderExcluir
  91. Olá amigos:
    Sou Nivaldo Amador, de São João do Rio do Peixe- Paraíba. Estou fazendo um levantamento histórico e genealógico, da família Tavares que, pelo que tenho apurado veio da região de Inhamum - Ceará, por volta de 1800.
    Estes abaixo, foram os primeiros que fixaram residencia no sítio Araçás, de São João do Rio do Peixe - PB:
    UMBELINA MARIA DA CONCEIÇÃO, c. c. SILVESTRE DOS SANTOS BAPTISTA (_____-1861)
    CAITANO TAVARES DE SANTANNA (1840), c. c. MARIA FERREIRA DE SANTANNA
    INÁCIO TAVARES DE SANTANNA (1850), c. c. MARIA TAVARES DA CONCEIÇÃO
    PAULINO TAVARES DE SANTANNA, c. c. ________________,
    FRANCISCO TAVARES BORJA (era irmão?) 1869

    Se alguém da região de Cuncas, Inhamum, Icó - CEARÁ, tenha conhecimento dessa genealogia, para trocarmos conhecimentos, ficarei grato.
    meu email: nivaldo.amador@gmail.com
    meu zap: (83) 9 9612 2244

    ResponderExcluir
  92. Anderson,
    Tenho uma extensa pesquisa sobre todos os ramos dos Novos de Lyra em Igarassu e Goiana e gostaria de falar com vc. Se puder entrar em contato: c.arnoso@uol.com.br

    ResponderExcluir
  93. olá,chamo-me joyce tavares de lira ,filha de gesse tavares de lira e olimpia maria de lira.gessé (meu pai)fora filho de aprigio tavares de lira e arlinda tavares de lira,primos.sou natural de recife,mas atualmente moro em aracoiaba ,pe. estou bastante feliz em saber que a arvore genealógica dos "tavares" é na verdade bastante extensa.sou professora.

    ResponderExcluir
  94. BOA TARDE. ME CHAMO SEVERINO GILMAR TAVARES DA SILVA. NASCI NO RIO DE JANEIRO, POREM SOU FILHO DE UM CASAL DA PARAIBA. MINHA MAE SE CHAMA MARLENE TAVARES DE LIRA. QUANDO CASOU COM MEU PAI: SEVERINO FRANCISCO DA SILVA, INCLUIU O NOME DA SILVA DE MEU PAI E EXCLUIU O LIRA NA CERTIDÃO DE CASAMENTO. BUSCO INFORMAÇÕES SOBRE MINHA ARVORE GENEALOGICA.

    ResponderExcluir
  95. Sou Jean Carlos Gonçalves, nascido em Graça Aranha-MA. Atualmente, resido em Tuntum, região central do Maranhão. A família de meu pai é oriunda o Estado do Ceará, que migrou para o Maranhão no século XIX, em virtude das periódicas secas, especialmente, a de 1877. Depois de passarem pelo Piauí, se estabeleceram na região do antigo território dos Pastos Bons, porção sul/sudeste do Maranhão, que atualmente compreende, dezenas de municípios, dentre os quais, Barão de Grajaú, município limítrofe de Floriano-PI. Nossos ancestrais fundaram várias povoações na região, aos quais acrescentaram o nome "Tavares", a exemplo de Bacuri do Tavares, município de Barão de Grajaú, Batalha dos Tavares, em São Francisco do Maranhão, detre outros. Meu avó paterno era Francisco Tavares de Almeida, nasceu na última década do século XIX, pelos meus cálculos. Se alguém tiver alguma informação sobre essa linhagem dos Tavares, por favor entre em contato pelo e-mail: jc1979ga@gmail.com.

    Obrigado!
    Jean Carlos.

    ResponderExcluir
  96. Olá! Familia Tavares,

    Sou Tavares,com muito orgulho, tb.rss

    Meu pai nasceu em Águas Belas-PE, segundo meu pai meus avós eram portugueses.

    Segue os nomes de meus avós:

    José Vicente Tavares

    Regina Alexandrina da Conceição

    Se alguém tiver algum comentário, por favor entre em contato.

    whatsApp(11) 95157-2532

    ResponderExcluir
  97. MINHA AVÓ E JULIA PEDRO TAVARES.MEU AVÔ ARTUR BAPTISTA DE OLIVEIRA .

    ResponderExcluir
  98. Meu nome e Raôny tavares sou neto de Heleno de alenkar tavares meu avô tem sangue pernambucano atualmente estou estabelecido no Maranhão com os outros membros valdeni tavares najna tavares consileide tavares valteilton tavares etc....

    ResponderExcluir
  99. Ola !! Meu nome é ibrahim e minha esposa Rosineide Tavares dias seu pai se chama José Tavares dias e pai de seu pai chama Ulisses Tavares dias eles são nascidos em sergSer eu goatagosde saber se alguém já ouviu ou sabe de algum parente deles. Preciso fazer a arvárv genealógica dela.

    ResponderExcluir