segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Família Salustino de Currais Novos

Currais Novos, no Seridó, é uma cidade rica em famílias pródigas em descendentes. Dentre os muitos clãs desta urbe, destacamos as origens da família Salustino, que foi símbolo de um período aureo da história econômica do Rio Grande do Norte, através da maior mina de Scheelita da América do Sul - Brejuí. Esta família teve origem em Manoel Salustino Gomes de Macêdo, casado com Ananília Regina de Araújo.

Manoel Salustino Gomes de Melo era filho do capitão da Guarda Nacional José Gomes de Mello e Urçula Francelina de Jesus. Foram seus irmãos:

Luiz Gomes de Mello Lula;

Benedito Gomes de Mello;

Maria Urçulina de Jesus casada com o capitão Laurentino Bezerra de Araújo Galvão;

José Gomes de Mello Junior;

Joaquim Severiano Gomes;

Francisco Umbelino Gomes.

E do segundo casamento do capitão José Gomes de Mello com Maria da Conceição Gomes, houve:

Úrsula Augusta Gomes Cortez casada com Manoel Pegado Dantas Cortez;

Guilhermina Regina Gomes casada com Francisco Vicente Dias de Araújo;

Josefa Gomes casada com Manoel Antônio Elói de Oliveira;

Maria Regina de Araújo casada com Francisco Umbelino de Araújo;

Francisca Xavier Gomes casada com Antônio Xavier Dantas;

André Avelino Gomes de Mello;

Miguel Salustino Gomes de Mello;

Rita Clementina de Macêdo Gomes de Melo casada com Manoel Gomes de Melo Junior.

Genealogicamente, o sobrenome Salustino não existe. Na verdade, um apelido de família cuja origem onomástica é o prenome do patriarca Manoel SALUSTINO Gomes de Macêdo, tornado patronímico por seu filho Thomaz, acrescido aos descendentes deste, até a atualidade. Todos os demais descendentes de José Gomes de Mello (avô paterno de Thomaz Salustino) adotaram o sobrenome Gomes, sendo essa família, uma das maiores em ramificações no Seridó.

8 comentários:

  1. Vamos escrever a origem e a história dos "Gomes de Mello" de Currais Novos e/ou do Seridó a 4 mãos.
    Sou uma verdadeira Gomes, de Pai e Mãe, neta de dois irmãos Gomes de Melo de Currais Novos.
    Meus contato: marlucegomes@bol.com.br
    A espera do seu contato.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo parabéns pela excelente matéria, sou neto de Aristides Telesforo Gomes o irmão mais velho de Thomaz Salustino, Aristides era casado com sua prima legitima Maria Amelia Gomes (Cessa) e juntos tiveram 25 filhos dos quais apenas 1 permanece viva, Ananilia Gomes Chaves que é minha mãe e atualmente mora em Fortaleza, quando eu era pequeno sempre que conversava com a minha avó Cessa ela comentava da descendência direta com Estevam José da Roca (Barão de Araruna) como sendo bisavós legitimos do casal Aristides e Cessa mas pesquisando na internete eu não consegui conectar diretamente essa ligação hereditária pois esta faltando algumas poucas peças entre O Barão de Araruna e Manoel salustino Gomes de Macedo para completar esta importante arvore genealógica, será que seria possível algum membro dessa família que more na região do Seridó ou nas próximidades fazer um levantamento mais preciso sobre essa genealogia? Obs: tenho um riquíssimo acervo fotográfico e documental dessa familia começando desde Manoel salustino Gomes de macedo e sua mulher indo até seus ultimos descendentes e caso o blog tenha interesse em publicar essa fotos é só entrar em contato comigo.
    abçs.

    ResponderExcluir
  3. Caro corretor, certamente temos interesse nas fotos e documentos relativos a família, uma vez que estamos pesquisando para o lançamento da genealogia da família e todos os documentos acerca da mesma serão bem vindos. Por favor, me mande um email tendo em vista que com o seu comentário não veio o email..abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa amigo desculpe-me a demora em responde-lo, meu e-mail é evilasiochaves@hotmail.com me add que te envio as fotos, abçs.

      Excluir
    2. Encontrei essa página bem interessante sobre o assunto aqui tratado inclusive fiz algumas postagens lá, abraços.

      https://www.facebook.com/imagens.decurraisnovos.1?fref=nf&pnref=story

      Excluir
  4. Olá, descendo de Manoel Pegado Cortez, pai de Manoel Pegado Dantas Cortez, e se alguém tiver alguma informação sobre ele seria excelente para mim. Sei que Manoel casou-se com Maria Senhorinha Dantas, é era filho natural, mas não sei mais nada.

    ResponderExcluir
  5. Amigo como faço pra enviar as fotos? tentei aqui pelo blog mas não tive exito.

    ResponderExcluir

  6. prezado,
    Anderson Tavares.
    estou escrevendo um livro da minha familia "melo" de morada nova(CE). mas não consigo informação do meu bisavô CAP. JERÔNIMO VIEIRA DE MELO que veio de CURRAIS NOVOS PARA MORAR EM" MULUNGU" HOJE PERTENCENTE A CIDADE DE MORADA NOVA.
    Será que seria possível VOCÊ ME AJUDAR OU ALGUÉM QUE more na região do Seridó ou nas próximidades fazer um levantamento mais preciso sobre essa genealogia?. EU AGRADEÇO.
    RAMUNDO RABELO MELO
    EMAIL:RABELO.MELO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir