quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A família Salustino II


Família de Manoel Salustino Gomes de Macedo e Ananília Regina de Araújo. Acervo: Instituto Tavares de Lyra-Macaíba-RN.


A família Gomes de Melo chegou ao Seridó do Rio Grande do Norte por volta de 1865, através dos irmãos José Gomes de Melo e Francisco Gomes Pimenta, filhos de Manoel Fernandes Pimenta, da Fazenda Pimenta no município de Caraúbas-RN, e um cunhado, Manoel Gomes Pimenta, casado com uma irmã de ambos e da mesma localidade e filho de João Fernandes Pimenta. Adquiriram então a data de terra Pitombeira, onde situaram as suas fazendas de criação de gado. José fundou a Fazenda São Miguel, Francisco, a Fazenda Condado, e Manoel, a Fazenda Boa Esperança.

José Gomes de Melo, nascido no dia 15 de fevereiro de 1820 e falecido a 09 de maio de 1900, casou na Vargem Grande, Paraíba, com Urçula Francelina de Jesus, falecida em 1 de novembro de 1868, filha do casal Antônio Ferreira de Macedo e Tereza Maria da Conceição, sua prima; casou em segundas núpcias no dia 23 de novembro de 1870, no lugar Jardim, município de Araruna, Paraíba, com a sua sobrinha, Maria Guilermina da Conceição, falecida em 3 de julho de 1919, filha de Manoel Gomes Pimenta e Maria Francelina da Conceição.

Francisco Gomes Pimenta faleceu no dia 15 de outubro de 1896, casou em primeiras núpcias com Francisca e pela segunda vez com Mariana Cidalina do Amor Divino, falecida em 7 de fevereiro de1875, casou em terceiras núpcias com Maria Bertulina Gomes, falecida no dia 1 de novembro de 1918, viúva de Antônio Gomes Bastos.


Manoel Gomes Pimenta casado com Maria Francelina da Conceição, irmã dos precedentes, faleceu em 30 de maio de 1900, aos 80 anos.

Eis os três troncos principais da família Gomes em Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte. A seguir, a descrição da foto acima, que traz a família de Manoel Salustino Gomes de Macedo, filho de José Gomes de Melo e Urçula Francelina de Jesus:

Manoel Salustino Gomes de Macêdo *Picuí/PB 05-02-1857 +Currais Novos/RN 06-05-1942 casado com Ananília Regina de Araújo *Currais Novos/RN 07-03-1859 +Currais Novos/Rn 05-07-1948;


F1 Desembargador Thomaz Salustino Gomes de Mello casado com Tereza Bertina Bezerra de Araújo Galvão;


F2 Maria Regina de Araújo (D. Sinhá), casada com Antônio Othon de Araújo;


F3 Aristides Telésforo Gomes de Mello casado com Maria Amélia Gomes;


F4 Rita Alzira de Araújo casada com Antônio Bezerra de Araújo Galvão;


F5 Lindolfo Salustino, solteiro;


F6 José Salustino Gomes de Mello casado com Antônia Bezerra de Oliveira (Bitônha);


F7 Adélia Alina Salustino de Araújo casada com Félix Bezerra de Araújo Galvão;


F8 Francisco Leônis Gomes de Assis (Assis Salustino) ex-prefeito de Currais Novos e de São Thomé-RN, casado com D. Aura Galvão;


F9 Alcindo Gomes de Mello, ex-prefeito de Currais Novos, casado com Maria das Dôres Gomes.

Um comentário:

  1. Sou neta de Aristides Telesforo Gomes de Melo e Maria Amélia Gomes(Mãe Ceça)sou filha de Ananilia Gomes. Gostaria de encontrar outros netos deles.idalenefarias@yahoo.com.br ou idalenefarias@hotmail.com

    ResponderExcluir