quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Genealogia - A Família Mesquita

Encontrei em um livro de contas da nossa matriz, a referência mais antiga ao nome de um membro da família Mesquita, em Macaíba. Era o ano de 1868 - quatro de Abril, data da doação do patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, santos Cosme e Damião, pelo major Fabrício Gomes Pedroza e sua esposa D. Luiza Florinda Maranhão Pedroza.

Assina o documento, como testemunha, o Sr. DELMIRO CARNEIRO DE MESQUITA LIMA, natural da cidade de Goianinha/RN. Porém, acredito que Delmiro Mesquita e sua mulher Marfisa Flora de Mesquita Lima, já se encontrassem no povoado da Macahyba desde princípios de 1860. Pois Fabrício Pedroza,convidou vários negociantes amigos para integrarem a comunidade, entre os quais Delmiro Mesquita, que aqui chegou casado e com cinco filhos.

Convém destacar que Macaíba, por esse tempo, era uma esperança para os otimistas. Delmiro de Mesquita acreditou nesta terra e iniciou a história de uma das famílias mais tradicionais de Macaíba.

F.I - Manoel Carneiro de Mesquita Lima casado com Paulina Felismina de Mesquita;


F.II - João Alípio Carneiro de Mesquita Lima casado com Bernardina Amélia da Fonseca, e, a segunda vez com Maria Gracinda Marinho de Mesquita;


F.III - Antônio Carneiro de Mesquita Lima, casado com Cândida Joaquina de Vasconcelos Mesquita, e, a segunda vez com Maria Anunciada de Mesquita Lima;


F.IV - Anna Olímpia de Mesquita Freire, casada com João Dias Freire;


F.V - Félix Carneiro de Mesquita Lima, solteiro.

77 comentários:

  1. nao sei se vc tem conhecimento,mas tem origem de familia ¨de mesquita¨no sul do brasil,pois minha mae e do ne e meu pai do su e ambos sao ¨de mesquita¨;alias,meu nome era p ser paulo henrique de mesquita e de mesquita...! abraços...

    ResponderExcluir
  2. oi
    sou nilciane silva de mesquita e puxei o mesquita de meu pai jose nilson de mesquita que eh natural de reriutaba-CE

    ResponderExcluir
  3. minha familia e toda mesquita o curioso e que minha tataravó se chamava anna olímpia

    ResponderExcluir
  4. sou de monsenhor tabosa no ce e minha familia e de la sou da familia Mesquita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu esposo e de monsenhor Tabosa - CE, familia Mesquita, será que são parentes?

      Excluir
  5. olaaa sou natural de monsenhor tabosa ceara e minha familia e Mesquita tenho o prazer de dizer que faço parte dessa familia de gente bonitaa rsrs =beeijoo

    ResponderExcluir
  6. Sou Beatriz de Mesquita Lemos Ribeiro, e puxei o mesquita da minha mae Monica de Mesquita Camargo Lemos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  7. Sou de São Paulo e minha familia tbm é Mesquita...

    ResponderExcluir
  8. sou Jhonatan oliveira mesquita, o sobre nome do meu pai,meu avó é cearense.

    ResponderExcluir
  9. Sou da Bahia da família: De mesquita sobrenome do meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilza Mesquita,sou da família de Mesquita,do Rio Grande do Sul.Fiquei sabendo,que todos que têm,o sobrenome DE MESQUITA,SÃO TUDO DA MESMA FAMÍLIA.Gostaria que mandasse dizer ALGUMA COISA QUE DESCOBRISTE A RESPEITO.Abraços. Fátima L. Coelho de Mesquita.

      Excluir
    2. Sou de suzano sp e meu avô paterno se chamava Raul Caldas de Mesquita e dizia que tinha parentes em Andradas MG

      Excluir
    3. Hiury 21 de abril de 2016 19:57
      Sou Mesquita tbm, sou do Ce, meu avô chamavasse José Tomaz de Mesquita.

      Excluir
  10. sou de andradas mg, alex soares de mesquita meu sobre nome é de meu avo

    ResponderExcluir
  11. Sou de Goiás e nossa família Mesquita aqui tem pelo menos umas 400 pessoas vivas, não sei muito de nossa origem, mas gostaria de descobrir, já ouvi falar de dois irmãos Mesquita no sec XIX que se separaram um residia em SP outro foi para o Nordeste do paiz, se tiverem algumas histórias entrem em contato.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Anderson Mesquita e Sou de Salvador-BA. E toda a minha família por parte de pai são Mesquita. Gostaria de saber qual a origem do nosso sobrenome.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome e Fabiola Mesquita, minha mãe se chama Raimunda mesquita e minha avo se chamava Noemia Gomes Batista. O sobrenome Mesquita(na minha familia), veio do meu avo que viveu em Ibuaçu, interior do Ceara. Um tio meu, ainda jovem, foi embora para o sul(n sei extamente onde) e desapareceu, n deu mais noticia. Isso aconteceu na década de 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o nome do seu tio.porq meu pai saiu de casa joven e nao tem nenhum contato com seus familiares o nome dele eh antonio costa mesquita ele mora atualmente e boa vista roraima

      Excluir
  14. Sou mesquita tabem o sobrenome mesquita nao e comun pertense e foi dado como nome de um quilombo

    ResponderExcluir
  15. SOU MARCELO FERREIRA MESQUITA DO RIO DE JANEIRO-RJ
    HERDEI O MESQUITA DO MEU PAI QUE ERA DE VITÓRIA ESPIRITO SANTO

    ResponderExcluir
  16. Não sei se pode ser de interesse de algum de vcs
    mas o avô do meu tataravô foi o primeiro Mesquita, o relato de família é de q ele chegou no Brasil por volta de 1650. se instalou nas proximidade de onde hoje é a cidade de ouro preto. minha família veio de minas, aqui em casa tem uma pintura da familia.

    ResponderExcluir
  17. meu nome é gilvan frança mesquita herdei mesquita do meu avo que tem parentesco no ceara.existe um tio meu tb mesquita em sao jose dos campos sao paulo , afamilai la é grande tb.sou gilvan mesquita de vitorino freire maranaho onde tb existe uma ramificaçao dos mesquita .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e meu parente entao, sou de santa Quitéria-ce a família do meu pai e França de mesquita.
      A cidade aqui foi fundada por um português chamado João pinto de mesquita.

      Excluir
    2. Sua descendentes e de santa Quitéria-ce então

      Excluir
    3. No Maranhão tem os mesquita que são daqui de santa Quitéria-ce.
      Em imperatriz, bacabal e lago da pedra no Maranhão todos descendente daqui.

      Excluir
    4. Sou Mesquita, herdei do meu pai, e o pai dele era do Maranhão

      Excluir
  18. Sou Losângela Mesquita, moro em Pelotas no sul do Rio Grande do Sul, meus 2 avós eram Mesquita e tiveram muitos herdeiros, tbém gostaria de saber minhas origens.

    ResponderExcluir
  19. sou jose wilson mesquita, moro em barras no piaui meus avós era mesquita era do ceara tbm gostaria de saber minhas origens.

    ResponderExcluir
  20. olá, descobri que os nomes do meus avos paterno são Clemência e José Elias, eles moravam no Ceará, gostaria de conhecer meus tios. o nome do meu Pai é José Ribamar de Mesquita ele mora atualmente em Capitão Porto, Estado do Pará.

    ResponderExcluir
  21. PAZ E BEM PARA TODOS !
    MEU NOME É MARCIO MESQUITA SOU DO RIO E MORO EM SÃO PAULO, CRIEI UM FACEBOOK TERRADASTRIBUS MESQUITA,GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES DESTA GRANDE TRIBO QUE É A FAMILIA MESQUITA NESSE PLANETA E SUA ORIGEM E O QU PODEMOS JUNTOS FAZER POR UM MUNDO MELHOR,SABEMOS DE NOSSAS INDIVIDUALIDADES MAIS PENSAMOS NA COLETIVIDADE ACHO QUE CHEGOU A HORA DE MELHORAR A FAMÍLIA EM UNIÃO E PROJETOS DINÂMICOS POR UM MUNDO MELHOR COE=MEÇANDO AQUI MESMO . COM CONHECIMENTO,INTELIGÊNCIA E SABEDORIA.COM BASE EM HONESTIDADE FIDELIDADE E AMOR AO PROXÍMO . PAZ E BEM A TODOS EMAIL.MARCIOMESQUITA2007@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Mauricio Gomes Mesquita, sou filho de Ivan Mesquita e Laudelina Rosa Mesquita somos de Goiânia (eu), e Morrinhos (pais e irmãos), no Estado de Goiás.

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Fátima Mesquita, sou do estado do Acre, Herdei esse sobrenome da minha Avó(Noemia Gomes de Mesquita) por parte de Pai, e por curiosidade perguntei a ela de onde veio esse sobrenome, então ela me falou que Herdou de sua mãe que veio do ceará em busca da Seringa(Borracha) que na Epoca muitos migraram.. Então fico curiosa por conta dessa História..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima sua história é bem parecida com a minha. Meu pai é José de Ribamar de Mesquita e sua família veio do de Granja no Ceará para o Acre em busca de borracha no inicio dos anos 50. Hoje procuro por meus tios e demais parentes: Meus avós se chamavam clemencia Lopes de Mesquita e Raimundo Elias de Mesquita. Meus tios por parte de pai que não sei se ainda são vivos, sâo: Luiz Gonzaga de Mesquita, Raimunda Nonata de Mesquita, Manoel Lopes de Mesquita, Maria do Socorro e Maria de Jesus. Se tiver alguma informação dessa gente, me informa por favor. Acho que ainda pode haver alguem da família ai pelo Acre.
      Sds,

      José Carlos Silva de MEsquita
      mesquita@tvtapajos.com.br

      Excluir
    2. sou Gero ( Geraldo Neto Mesquita de sousa
      Moro em Manaus, amo , amo minha familia Pinto Mesquita e claro do meu Pai Ferreira de sousa tambem do ceara
      geromesquita@hotmail.com
      00 55 92 9 9198 0111 meu whatsaap

      Excluir
    3. Sua descendência e de santa Quitéria-ce

      Excluir
    4. Moro em Manaus, me chamo Keila Mesquita, do meu avô

      Excluir
  24. Meu nome é Nilton Mesquita e toda a minha familia é Mesquita tanto do lado do meu pai quanto da minha mãe... Moro na Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara não temos para onde correr somos todos parentes , mas que pena que nem todos valorizam esse sangue preciosa Mesquitas , eu sim
      geromesquita@hotmail.com

      Excluir
    2. sou Mesquita Sousa com muito orgulho
      minha mae e de sobral e meu pai Ferreira de Sousa mesclado com os Pinto Mesquita
      Ama essa mescla
      geromesquita@hotmail.com

      Excluir
    3. Ola meu sou Bianca Silva de Mesquita sou neta de Fernandes Pinto de Mesquita gostaria de saber se temos algum parentesco. Moro em fortaleza, Ceará. Bibimesquita__@hotmail.com

      Excluir
    4. Meu avô tbm era pinto de Mesquita gostaria de saber se temos algum parentesco. Moro em Fortaleza, Ceará. Bibimesquita_@hotmail.com

      Excluir
    5. Ola meu sou Bianca Silva de Mesquita sou neta de Fernandes Pinto de Mesquita gostaria de saber se temos algum parentesco. Moro em fortaleza, Ceará. Bibimesquita__@hotmail.com

      Excluir
    6. Carambas, somos primos
      sou neto de Manoel Pinto de Mesquita

      Excluir
    7. LEGAL... soque digitei o primeiro nome errado o nome do meu avô era ERNANDES!

      Excluir
    8. Legal :) apenas digitei o primeiro nome errado o nome do meu avô era ERNANDES!

      Excluir
  25. Sou Paulo Ricardo Pinto de Mesquita, sou de Ibiapina-ce. Numa conversa com um professor na faculdade q tb é DE MESQUITA ele me disse q a origem desse sobrenome é português, da antiga provincia do Minho, q migraram em sua maioria para a região Nordeste. Na cidade de Santa Quitéria-ce encontramos a origem e disseminação dessa familia em toda a Região Norte do Ceará. Deve ser por isso q muitas pessoas q tem esse sobrenome tem parentes cearenses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Paulo, correto venha para santa Quitéria-ce e conheça a história da família o patriarca se chama João pinto de mesquita que e português.

      Excluir
  26. Olá, um abraço á todos. Meu nome é Osvaldo Pereira Mesquita, meu pai, ANAIR, meu avo paterno, Adalberto Pereira de Mesquita, vi o comentário do Ricardo Brasil, de dois irmãos que chegaram no Brasil um ficou no nordeste e outro veio prá sp, eu também sei desta história. e fiquei sabendo também de um sr; Benedito pereira de mesquita, e não tive contato c/ os familiares e ele tem uma filha no interior de sp aqui próximo, vou tentar contato, aja visto que este sr; já é falecido. sou de Macaúbal SP, meu saudoso pai, nasceu em tupã sp, minha mãe Maria Domingues Mesquita.

    ResponderExcluir
  27. Gente tem um grupo no FACE denominado Sou Rei da Luz sou um Mesquita, no Face de Geam Mesquita muito bom adicione

    ResponderExcluir
  28. Sou Lucas Mesquita onde minha família é grande e tem raízes de Santa Quitéria-CE atualmente moro em Maracanau-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Família Mesquita teve início no Brasil em Santa Quitéria - CE.

      Excluir
    2. A Família Mesquita chegou ao Brasil em Santa Quitéria - CE. Foram dois irmãos.

      Excluir
  29. sou filho de antonio mesquita dos santos e neto de jonas ramos de azevedo e durçulina henrique dos santos minha familia mesquita e do ceara..itapipoca eu axo

    ResponderExcluir
  30. Portugal , Marrocos , de onde viemos nos Pinto Mesquita

    ResponderExcluir
  31. Sou neto de Idalino Pereira de Mesquita e Maria Coelho de Mesquita, que é filho de Francisco Lopes de Mesquita e Clara Pereira de Mesquita. Que vieram da região Sul do RS (+ ou - 1850), e fixaram moradia na comunidade de Mesquitas, município de Três Cachoeiras /RS. Que antes pertencia ao município de Torres /RS. Tenho alguns relatos que minha bisavó morreu e meu avô Idalino "bebê" foi amamentado por uma Srª. negra, que após a Abolição da Escravatura, permaneceu na casa e cuidou do meu Vô.

    ResponderExcluir
  32. Meu esposo chama-se Viltamar Mesquita, filho de Antonio Mesquita e neto de dona Cecilia Mesquita. Somos do Estado do Espírito Santo. Quando criança meu esposo morava em Rio Bananal/ES. Ele não conhece os avós paternos, porém gostaria de conhecer. Caso alguém conheça algum parente das pessoas citadas, por favor nos informe. Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Sou Ana, tenho o Mesquita de meu pai que era da cidade de Carire no Ceará, gostaria de encontrar alguém da família paterna, o nome de meu pai era, Antônio Quinto de Mesquita.

    ResponderExcluir
  34. Sou José Luiz, Da familia José de Mesquita, sou de Goiânia, mas meu avô dizia que a familia era de Minas Gerais, das regiões de Araujo, Perdigão e Biquinhas.

    ResponderExcluir
  35. Sou José Luiz, de Goiânia, da familia Josè de Mesquita. Meu avô veio de Minas Gerais, das regiões de Perdigão, Araujo e Biquinhas. Gostaria muito de ter noticias dos familiares de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  36. Sou Aleksandro Mesquita, puxei da família do meu pai, que vem do Interior do Ceará.

    ResponderExcluir
  37. Oi meu nome Maria do patrocínio mesquita dos santos sou da Paraíba Remígio PB, minha mãe é Luzia mesquita dos santos ,filha de Rosa Raimundo de lima e José neto mesquita. A histórias do meu vó que eles eram cinco irmão e separaram pelo país e ele não tinha contato com nenhum deles ,foi então que conheceu minha vo (Rosa)se casaram e tiveram filhos ,Luzia, Creuza, Maurina, lia,socorro, Maria Aparecida, Zefa, Raimundo,... Tio Pedro, Cícero mais uns dois que não Sei nem o nome vinheram pró rio e ninguém sabe deles, mais gostaria de conhecer...se alguém se encaixa nessa história da oi .

    ResponderExcluir
  38. Sou de Linhares Es e minha família também é Mesquita, através da minha avó Gêni Lima Mesquita, minha mãe Maria Célia Mesquita, eu Adson Mesquita irmãs adilcelia Mesquita e fabiana Mesquita.

    ResponderExcluir
  39. Alguem conhece Joaquim Braulino de Mesquita? Ele se mudou de Três Pontas MG para Goiania GO com pelo menos 20 filhos... Sou bisneta dele mas nao carrego o sobrenome Mesquita...

    ResponderExcluir
  40. Sou Marcelo Mesquita, natural de Parnaíba-PI, herdeiro o sobrenome Mesquita de meu pai, natural de Barras -Piauí. Seus país, meus avós são de Santa Quitéria -CE e são Mesquita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A origem e aqui em santa Quitéria-ce mesmo.

      Excluir
    2. ola sou de Parnaiba Piaui que eu me lembro que eu tinha uns primos em parnaiba como sai de la pequeno nao conheci sera que samos primos.

      Excluir
  41. Boa tarde,

    Meu nome é Ligia, moro em Curitiba - Paraná.

    Meu pai é João Mesquita, nascido em Rio das Contas - Bahia, ele morou em algumas cidades como Marília/SP, Londrina /PR, Cafezal/PR,

    Hoje ele está com 90 anos e perdeu contato com seus familiares.

    Tinha 04 irmãos, os quais me lembro só de dois.
    São eles: Zita Mesquita e Martins casado com Maria Tereza Mesquita.

    Ficaria muito feliz de reaproximar meu pai de seus familiares.
    Sendo assim, peço que entrem em contato assim que possível..

    Grata.

    Ligia Luciana R. Mesquita de Macedo.

    ResponderExcluir
  42. sou Daniel Soares Mesquita, filho de Jose Soares Mesquita, neto de Luzia francisca Soares, Nasci no Rio de Janeiro, mas minha familia é de Guaraciaba do norte, Ceará.

    ResponderExcluir
  43. Meu nome é Marcio Julio Mesquita, meu pai se chamava Benedito Mesquita Sobrinho e meu Avô Joscelin Pereira Mesquita. Ambos eram de Arizona-Goias

    jjmeskita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. ola meu nome e cesário veras ferreira de mesquita,sou de Parnaíba PI, meu pai era de são Benedito Ceara e meu avo também nome do meu pai era francisco Camilo de mesquita, e meu avo Jose Camilo de mesquita moram em sobral ce

    ResponderExcluir
  45. Olá familiares, sou mesquita de santa Quitéria-ce onde começou a nossa família no Brasil.

    Primeiro mesquita no Brasil e fundador da cidade de santa Quitéria-ce se chamava João pinto de mesquita e seu irmão foi para viçosa na serra da Ibiapaba e daí pra frente foram se espalhando.

    Tem um livro contando a história de santa Quitéria-ce que conta tudo.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. sou juliane mesquita araujo, descendente dos pinto de mesquita desanta quiteria. minha bisavó era quiteria arcelina vieira de mesquita e meu bisavo jo~~ao josé de mesquita. eles se estabeleceram onde hoje é a cidade de amanaiara perto de reriutaba.por favor quero muito fazer um trabalho de gnealogia da minha famiilia e conhecer minhas raaízes. me mandem informaç~~oes por favor!

    ResponderExcluir
  48. Ola... Sou Silvio José de Mesquita nascido em Santa Quitéria em 1981, mim criei na Cidade de Canindé, Cidade próxima E sou filho adotivo.Minha Mãe Dona Sebastiana Alves de Mesquita é Natural do Distrito de fechado que pertence a Santa Quitéria, ela foi casada com José Polongo de Mesquita teve 14 filhos dentre 7 falecidos, depois da morte do esposo lá pela metade dos anos 70 ela se muda pro Distrito de Salitre próximo a Canindé e depois fixa raízes em Canindé hoje considerada nossa terra natal,Minha mãe hoje com quase 80 anos erdou o Mesquita de seu esposo mesmo depois de sua morte ela nunca tirou a aliança do seu dedo.Hoje moro em São Paulo junto com alguns Irmão e temos ramificação em Canindé, São Paulo e Rio de Janeiro. Temos muito orgulho de Dizer que somos Mesquita de Santa Quitéria-Ce uma das maiores família do estado do Ceara.Minha Mãe mim contava que seu esposo segundo ela era filho adotivo e que ele foi criado por duas senhoras irmão que morreram vitalinas e que eram filhas de um tal Tenente Bel de Mesquita do Fechado,que este Tenente era um tipo Coroneu da quelas região.

    ResponderExcluir
  49. Olá. Procuro informações sobre o meu ramo familiar dos Pinto de mesquita. Meu bisavô era Antonio pinto sobrinho, de santa Quitéria. Ele era filho de Jose pinto de mesquita e Delfina jesuina de mesquita. Eles eram de um local chamado fazenda poço. Procuro, alem de descendentes atuais, os antepaçados que ligam esse ramo familiar ao ramo principal dos Pinto de mesquita de santa Quitéria. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Antônio Pereira de Mesquita, família grande de Catanduva-SP. Meus avós são provenientes da Bahia (professor Anisio Pereira de Mesquita), local por onde todos passaram, pois era o principal e unico porto do Brasil, na época da chegada de Portugal, dos primeiros Mesquitas, pessoas nobres (mesquita.jornalismo@gmail.com)

    ResponderExcluir