sábado, 7 de novembro de 2009

Casarão do Guarapes vai ser restaurado


Diário de Natal


Cidades


Edição de sábado, 7 de novembro de 2009

Construção do século 19 localizada em Macaíba será revitalizada com verbas de R$ 450 mil do governo do estado


"A governadora Wilma de Faria autorizou a liberação de R$ 450 mil para restauração completa do Casarão do Guarapes - prédio histórico tombado pelo Estado em 1990, situado em Macaíba. O imponente casarão datado de1859 simboliza um período importante da história econômica do Rio Grande do Norte. A autorização foi dada em reunião ocorrida na tarde da quinta-feira na Governadoria. Participaram ainda a prefeita de Macaíba, Marília Dias, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Valério Mesquita e o diretor-geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.


A edificação foi erguida pelo comerciante Fabrício Pedroza. O projeto elaborado pela Fundação José Augusto está pronto. O pedido de dotação orçamentária foi encaminhado como prioridade pela governadora ao Conselho de Desenvolvimento do Estado. Após a aprovação, será aberto o processo licitatório para escolha de empresa especializada em restauração de prédios tombados. Com o anúncio, a governadora cumpre a promessa anunciada durante as comemorações do aniversário de emancipação de Macaíba, no último 26 de outubro. Ainda durante a reunião, a governadora prometeu para o município ainda para este ano a construção da Barragem de Tabatinga, a Central do Cidadão e a iluminação da BR 304, no trecho entre Macaíba e Parnamirim.


Para o conselheiro do TCE, o macaibense Valério Mesquita, a restauração do Casarão dos Guarapes é um sonho antigo que ele nutre desde o período em que dirigiu a Fundação José Augusto. "Infelizmente à época, ainda no governo Tarcísio Maia (fins da década de 70) não consegui a verba. Fico até emocionado porque sei o quanto lutei por isso. Com esse gesto a senhora assina um marco na história de Macaíba e no Rio Grande do Norte", disse. O cenário atual do Guarapes - prédio construído a mando do lendário Fabrício Gomes Pedroza - está tomado pelo mato e com estrutura comprometida há várias décadas."


Noticia alviçareira para todo o Estado do Rio Grande do Norte, que terá restaurado um patrimônio que é seu e, em especial o povo de Macaíba, que reivindicava essa restauração a tempos, através de Valério Mesquita.

Contudo, é preciso que desde já decida-se o destino do prédio pós restauro, bem como seja feito durante o processo restaurador, uma prospecção no casarão e no seu enterno, com vistas a resgatar faianças e determinados objetos que até podem compor um futuro museu.

2 comentários:

  1. Parabenizo os filhos de Macaíba principalmente o Conselheiro Valério Mesquita por essa importante vitória. Nossa história tem que ser preservada a qualquer custo. E foi o que Valério fez durante todos esses anos. Nunca desistiu da luta em favor desse monumento histórico tão importante para Macaíba e o Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir
  2. O Excelentíssimo Senhor Conselheiro o Dr. Valério Mesquita, está por demais de Parabéns pela tão bela iniciativa de pedir a restauração uma obra tão importante desta, de uma engenharia imponente e além de tudo de ter olhado sempre para todos os Macaibenses porque se pudesse jamais queria saber de sofrimento porque ele é de um coração de bondade invejável e de possuir um amor enorme pelas raizes da Terrinha querida chamada MACAÍBA!!!....

    ResponderExcluir