quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Luiz Cúrcio Marinho

Luiz Cúrcio Marinho nasceu em 12 de março de 1901, na rua Dr. Francisco da Cruz, centro da cidade de Macaíba, sendo seus progenitores o comerciante Baltazar Gomes Marinho e Luiza Cúrcio Marinho.

Além das atividades de comerciante de tecidos, Luiz Cúrcio foi eleito prefeito de Macaíba para o período de 11 de abril de 1948 a 30 de março de 1953, sendo considerado um administrador competente e modernizador da cidade, tendo em vista os inúmeros equipamentos urbanos que legou à Macaíba.

Nesta época construiu o parque governador José Varela, que era composto de um conjunto de prédios destinados a câmara municipal, biblioteca, sede da banda de música, amplificadora e a escola “Major Andrade”, além do clube Pax, que tornou-se o sodalício elegante da cidade.

No lado oposto do rio Jundiaí, construiu a praça Dr. Antônio de Melo que possuía quadras de vôlei e basquete, parque infantil, piscinas e belos jardins. Todo esse melhoramento foi inaugurado em julho de 1950.

Ainda no exercício de prefeito, Luiz Cúrcio fundou junto com outros comerciantes, o Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, fato esse ocorrido em 04 de janeiro de 1949. A primeira diretoria ficou composta de: presidente Luiz Cúrcio, secretário Aguinaldo Ferreira, tesoureiro Antônio Lucas de Lima.

Luiz Cúrcio marinho foi casado com D. Letícia de Mesquita Fagundes, filha de Maria Adélia de Mesquita e João Joaquim Cabral Fagundes. Não possuindo filhos, criaram Rosa de Lourdes, desde os seus oito meses de vida. O casal residiu durante algum tempo, na rua João Pessoa, vendendo o imóvel ao casal Cícero Luiz/ Lurdinha Pessoa, quando da mudança para a capital.

Espírita Kardecista, Luiz Cúrcio Marinho faleceu em Natal aos 04 de dezembro de 1971, estando sepultado no campo santo do Alecrim.

5 comentários:

  1. Sou Nanci Rosa Marinho, sobrinha de Luiz Curcio Marinho sou filha de Jaime curcio Marinho nem imaginava que iria ver a história da minha família inteira na internet...saudaçoes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanci prazer Lembro de Natercia filha do tio Jaime nesta epoca eramos garotas Aonde ela estar Tentei me comunicar nao tive sorte Meu pai faleceu dia 4 de Dezembro de 1971 em.Natal de um C A eu estava presente Quanto a minha adoçao ha erro pois eu tinha apenas 8 dias de nascida .E voce aonde vive Gostaria de sermos amigas Instagran roseiraindia2017 e google roseiraindia@gmail Forte abraço prima querida Vivo em India mais agora estou no Brasil

      Excluir
  2. Gostei muito. Fantástico A narrativa do nosso Tio Avo

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Nanci Rosa Marinho filha de Jaime curcio Marinho ....
    Não sabia sobre a origem da minha familia

    ResponderExcluir