quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Luiz Cúrcio Marinho

Luiz Cúrcio Marinho nasceu em 12 de março de 1901, na rua Dr. Francisco da Cruz, centro da cidade de Macaíba, sendo seus progenitores o comerciante Baltazar Gomes Marinho e Luiza Cúrcio Marinho.

Além das atividades de comerciante de tecidos, Luiz Cúrcio foi eleito prefeito de Macaíba para o período de 11 de abril de 1948 a 30 de março de 1953, sendo considerado um administrador competente e modernizador da cidade, tendo em vista os inúmeros equipamentos urbanos que legou à Macaíba.


Nesta época construiu o parque governador José Varela, que era composto de um conjunto de prédios destinados a câmara municipal, biblioteca, sede da banda de música, amplificadora e a escola “Major Andrade”, além do clube Pax, que tornou-se o sodalício elegante da cidade.


No lado oposto do rio Jundiaí, construiu a praça Dr. Antônio de Melo que possuía quadras de vôlei e basquete, parque infantil, piscinas e belos jardins. Todo esse melhoramento foi inaugurado em julho de 1950.


Ainda no exercício de prefeito, Luiz Cúrcio fundou junto com outros comerciantes, o Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, fato esse ocorrido em 04 de janeiro de 1949. A primeira diretoria ficou composta de: presidente Luiz Cúrcio, secretário Aguinaldo Ferreira, tesoureiro Antônio Lucas de Lima.


Luiz Cúrcio marinho foi casado com D. Letícia de Mesquita Fagundes, filha de Maria Adélia de Mesquita e João Joaquim Cabral Fagundes. Não possuindo filhos, criaram uma jovem de nome Rosa de Lourdes. O casal residiu durante algum tempo, na rua João Pessoa, vendendo o imóvel ao casal Cícero Luiz/ Lurdinha Pessoa, quando da mudança para a capital.

Espírita Kardecista, Luiz Cúrcio Marinho faleceu em Natal aos 03 de agosto de 1971, estando sepultado no campo santo do Alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário