sexta-feira, 26 de março de 2010

Descendentes do Cel. Feliciano de Lyra Tavares

Após destacarmos a ascendência e os colaterais de Feliciano de Lyra Tavares, nos deteremos em sua descendência direta, composta dos filhos e netos. Convém destacar que os descendentes de Feliciano ora assinam Lyra Tavares, Tavares de Lyra, Tavares de Souza ou, simplesmente, Tavares.

Explica-se este fato tendo em vista quando do rompimento político do ministro Augusto Tavares de Lyra com o governador Joaquim Ferreira Chaves, muitos familiares do ministro foram perseguidos e, na tentativa de levarem uma vida normal, os descendentes de Macaíba agregaram o sobrenome Souza, proveniente do velho Eloy Castriciano de Souza padrinho e tutor de José Antônio de Lyra Tavares.

O Desembargador Luís Tavares de Lyra, desde os tempos de acadêmico de direito no Recife já assinava Tavares de Lyra. O senador João de Lyra Tavares nunca mudou o nome, contudo, teve que mudar de Estado saindo de Macaíba no Rio Grande do Norte e passando por Pernambuco e pela Paraíba, fixando-se definitivamente no Rio de Janeiro.

Os irmãos Inês e Feliciano Filho também saíram do Rio Grande do Norte, ela fixou residência em Pernambuco e ele no Rio de Janeiro. Os descendentes de ambos adotaram o Tavares de Lyra após a ascensão do tio ilustre.
Por fim, as três Marias – Adélia, Alice e Augusta continuaram com o Lyra Tavares.

Feliciano Pereira de Lyra Tavares foi casado em primeiras núpcias com sua sobrinha Maria da Silva, filha de seu irmão José Pessoa de Araújo Tavares e Rita Cândida Barbosa. Feliciano e Maria da Silva Tavares tiveram um único filho;

F.1 José Antônio de Lyra Tavares de Souza casou-se com a prima paterna Maria Pedroza Tavares de Souza, filha de Guilhermina Pedroza da Silva Tavares/Antônio Luís Pessoa de Araújo Tavares. São os pais de;

N.1 Cândida Maria Tavares;
N.2 Francisco de Sales Tavares de Souza;
N.3 Ana Tavares (Nana);
N.4 Paulo Tavares de Souza;
N.5 Porcina Tavares Ferreira;
N.6 Leonel Tavares de Souza;
N.7 Amália Tavares;
N.8 Maura Tavares;
N.9 Maria Joana Tavares;
N.10 João Paulo Tavares;
N.11 Júlio Tavares de Souza;
N.12 Silvino Tavares de Souza (meu bisavô materno).


Viúvo de sua primeira esposa, o coronel Feliciano de Lyra Tavares casou pela 2ª vez com Maria Rosalina de Albuquerque Vasconcelos, filha de João Batista de Albuquerque Vasconcelos e Inês da veiga Pessoa, e foram os pais de;

F.2 Dona Inês Pessoa de Lyra Tavares Alecrim, Casada com o Capitão Antônio da Costa Alecrim, filho do Capitão Antônio da Costa Alecrim/Justiniana Augusta Pessoa da Costa Alecrim.
N.13 Ernesto da Costa Alecrim;
N.14 Maria da Costa Alecrim;
N.15 Dr. Olívio da Costa Alecrim;
N.16 Augusto da Costa Alecrim;
N.17 Mário da Costa Alecrim;
N.18 Dr. Luiz da Costa Alecrim;
N.19 Ramiro da Costa Alecrim;
N.20 Ana da Costa Alecrim Saraiva;
N.21 Clarisse da Costa Alecrim Tavares;

F.3 Coronel João de Lyra Tavares, (patrono dos contabilistas e senador da republica), casado com a prima paterna Rosa Amélia da Silva Tavares, filha de Francisco Tavares Pessoa de Araújo/Maria Militina da Silva Tavares.

N.22 Ambrosina Laura de Lyra Tavares, religiosa;
N.23 Laura Dulce de Lyra Tavares, religiosa;
N.24 Leonel de Lyra Tavares;
N.25 Maria Rosa de Lyra Tavares, religiosa;
N.26 Paulo de Lyra Tavares;
N.27 Roberto de Lyra Tavares;
N.28 Fernando de Lyra Tavares;
N.29 Aurélio de Lyra Tavares;
N.30 João de Lyra Tavares Filho;
N.31 João Carlos de Lyra Tavares;
N.32 João Ricardo de Lyra Tavares;
N.33 João Renato de Lyra Tavares.

F.4 Dr. Augusto Tavares de Lyra, casou com Sophia Eugênia de Albuquerque Maranhão, filha de Pedro Velho/Petronila Florinda.

N.34 Sophia Augusta de Lyra Tavares;
N.35 Augusto Tavares de Lyra Filho;
N.36 Cora Tavares de Lyra, falecida infante;
N.37 Cora Tavares de Lyra, religiosa de Notre Dame de Sion;
N.38 Pedro Velho Tavares de Lyra;
N.39 Carlos Tavares de Lyra;
N.40 Carmem Maria Tavares de Lyra, religiosa de Notre Dame de Sion.

F.5 Cel. Feliciano Pereira de Lyra Tavares Filho, casado com a prima paterna Júlia Leopoldina Pereira de Vasconcelos, filha de João Avelino Pereira de Vasconcelos/Maria Olímpia de Vasconcelos.

N.41 José de Lyra Tavares;
N.42 Luis de Lyra Tavares;
N.43 Luis Adelino de Lyra Tavares;
N.44 Luis Arlindo Tavares de Lyra;
N.45 Luiza de Lyra Tavares.

F.6 Dr. Luiz Tavares de Lyra, casado com Alice China Tavares de Lyra, filha do Dr. Antônio China/Maria China.

F.7 Maria Augusta de Lyra Tavares - Dondon. (solteira)

F.8 Maria Alice de Lyra Tavares. (solteira)

F.9 Maria Adélia de Lyra Tavares. (solteira)

3 comentários:

  1. Bom dia Anderson!

    Achei seu blog através de uma pesquisa que estou começando a algum tempo a fazer, estou estudando a genealogia da família Dantas a qual eu faço parte, estou começando a fazer uma arvore genealógica, mas como sou muito novo no assunto e num tenho muita informação, gostaria de uma ajuda sua pra encontrar estas informações, estou a procura de livros, artigos na internet, publicações, pesquisas e etc.

    Desde já meu muito obrigado


    Jair Dantas

    Email genealogiadantasslpb@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson estou fazendo uma pesquisa sobre a descendencia do meu avô Jose Tavares de Lira da cidade de Sao Bento do Una-PE gostaria de saber se vc tem alguma informão que possa me ajudar.

    alinecosta_rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá anderson , parabéns pela pesquisa . Amigo minha bisa chamava-se stephania lyra de oliveira nasceu no final do seculo 19 foi casada com heraclito sales de oliveira tinham terras em utinga até o inicio do seculo 20 gostaria se possivel saber se ela tinha parentesco com tavares de lira .
    prof.domingosoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir