sexta-feira, 20 de julho de 2012

O livro de Gláucia Maranhão Tavares


Recebi da minha prima Gláucia de Albuquerque Maranhão Tavares seu livro: A vida do maestro Mário Tavares. Trata-se de um testemunho autêntico e verdadeiro de quem conviveu com um dos maiores mestres da regência brasileira, com atuação internacional reconhecida.

Escrito de forma objetiva, de fácil compreensão, sem os floreios estilísticos que só distanciam os leitores, o livro de Gláucia Maranhão Tavares nos toca pela evocação sentimental de um tempo vivido com intensidade e companheirismo. A publicação traz muitas imagens que retratam a vida do maestro desde os tempos de infância em Natal até suas apresentações internacionais.

Trata-se de documento histórico que resgata a memória do maestro Mário Tavares numa perspectiva familiar. Potiguar de nascença, Mário Tavares muito cedo partiu de sua terra e foi pousar em outras plagas, onde construiu uma história grande e cheia de vitórias.

Mário Tavares (1918-2005) era filho do casal Jorge Tavares e Dulce Palma Tavares. Foi neto paterno de Olímpio Tavares e Amélia Augusta de Albuquerque Maranhão e neto materno do poeta Francisco Tavares Pereira Palma e Nazinha Tavares.

Gláucia Maranhão Tavares foi imensamente feliz em nos legar o seu testemunho autorizado sobre o grande artista que foi Mário, que certamente não teria alcançado o reconhecimento que teve, sem o afeto, carinho e compreensão da presença decisiva da companheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário