domingo, 6 de setembro de 2015

Ancestrais do Tenente Coronel Vicente Ferreira Nobre

Depois de apresentados os descendentes do tenente coronel Vicente Ferreira Nobre e de sua esposa Ana Rosa de Azevedo, apresentaremos a seguir a ascendência de Vicente Ferreira Nobre, patriarca da família no Rio Grande do Norte. Observe-se que tanto os pais quanto os avós paternos de Vicente, não possuíam o sobrenome FERREIRA NOBRE, tendo Vicente adotado os sobrenomes de seu bisavô paterno Estevão Ferreira Nobre, como encontra-se descriminado logo abaixo.

       1.    Vicente Ferreira Nobre, nascido em 1777 e falecido em 1861.

Assentamento de Praça de Vicente Ferreira Nobre, de onde conseguimos a informação com o nome de seu pai.



Vicente Ferreira Nobre, solteiro, natural desta cidade, filho do sargento Francisco Xavier Barbosa, de idade de doze para treze anos, cor alva, cabelo corredio e pardo, olhos azuis, senta praça voluntariamente por ordem do governador interino desta capitania. Intervenção do doutor ouvidor geral em 27 de março de 1789, vence o soldo, farda como os mais.

       2- Pais de Vicente Ferreira Nobre:

Francisco Xavier Barbosa, natural do Rio Grande do Norte, nascido por volta de 1752 e falecido em 24 de dezembro de 1795 com 43 anos de idade, e Rita Maria de Jesus, natural do Estado de Pernambuco, casados em 01 de novembro de 1770 na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação.


Registro do casamento de Francisco Xavier Barbosa e Rita Maria da Conceição:


Ao primeiro de Novembro de mil sette centos e setenta as Seis horas e meya da manham corridos os banhos, juxta Tridentinum Sem Descobrir impedimento ate o seo recebimento nesta Matriz de licença minha em prezença do Padre Coadjutor Bonifácio da Rocha Vieira, e das testemunhas abaixo assinadaz o Sachristam Francisco Alvarez de Mello, solteiro, e o Escrivão da Fazenda Agostinho Gonsalves de Oliveira, cazado, e moradores nesta freguezia, se cazaram com palavras de prezente Francisco Xavier Barbosa filho Legitimo do Tenente Jozé Barboza Gouvêa, e Dona Quitéria Thereza de Jezus, e natural desta Cidade, e Donna Rita Maria da Conceiçam natural de Santo Antonio do Recife exposta em caza do Escrivam da Fazenda Agostinho Gonçalves de Oliveira, e logo lhe deram as bênçãos na Forma do Ritual Romano: de que mandei lançar este assento, em que me assigney. Pantaleão da Costa de Araújo. Vigário do Rio Grande.

       3- Avós paternos de Vicente Ferreira Nobre:

      Capitão de Infantaria Paga José Barbosa de Gouveia, natural da Freguesia de São Sebastião da Matriz de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Região dos Açores, Portugal, nascido em 27 de julho de 1713 e falecido aos 28 de janeiro de 1796, com 82 anos de idade, batizado aos 02 de agosto de 1713, e Quitéria Tereza de Jesus, natural da Freguesia de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa, Estado da Paraíba, batizada aos 13 de fevereiro de 1724 e falecida em 17 de novembro de 1803 com 79 anos de idade, casados aos 02 de agosto de 1740 na Freguesia de São Pedro Gonçalves de Recife/PE.


            Registro de Batismo de José Barbosa de Gouveia:

Joseph, fº de Domingos Barboza Correa, e de sua m.er Antª de Souza, nªl e baptizados, o Pay na Igrª Parochial de S. Roque, lugar de Rosto de Cam, termo desta Cid.e, e sua dita mãe nªl e baptisada nesta freguezia de S. Sebastião desta Cid.e, nasceo aos vinte e sette dias do mez de junho, digo, do mez de julho de mil sete centos e treze annos, foi baptisado nesta dita Igrª Matriz por João Velho de Faria Machado Vigrº destas aos dois dias do mez de Agosto do dtº anno. Foi Padrinho Duarte Borges de Medeiros fº família do Capptªm Gaspar de Medeiros da Camara desta cid.e, morador na Freguesia do Appostolo S. Matheus desta cid.e, testªs o Rvdº Beneficiado Bernardo Miz, digo, de Souza Martins, e o Rdº Domingos de Olivrª, e de que pª constar fiz este termo que assigno em dia, mez e ano ut supra. Vigrº João Velho de Faria Machado.

Registro de batismo de Quitéria Tereza de Jesus:

Aos 13 de Fevrº de 1724 com minha licensa baptisou e pos os Stºs Oleos na Misericordia desta Matriz o Pe. Thomé Gomes a inocente Quitéria, fª de Vicente Ferrª Nobre e sua m.er Maria Bezerra. Forao Padrinhos o Alferes Felis Bezerra e Florencia Bezerra. E fiz este assento que assigno, pª constar. O Vigrº Antonio da Silva e Mello.

Registro de casamento de José Barbosa de Gouveia e Quitéria Tereza de Jesus:

 Aos 2 de Agosto de 1740 por Ordem do M. R. Dºr Vigrº Geral Recebeo o M. R. Conego Antonio Frrª Barboza na Matriz de S. Pedro da Cide de Olinda a Jozé Barboza de Gouveia nªl de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel filho legº de Domingos Barboza Correa e de sua mulher Antonia de Souza, com Quitéria Thereza de Jesus, nªl desta Vª do Recife filha legª de Estevam Frrª Nobre, mºr na Boa Vista, e de sua mulher Maria Bezerra, dispensados pelo M. R. Dºr Vigrº Gªl desta Vª, dispensa incluza no mandado p. onde consta te ro nubente justificado de solteiro. Forao Padrinhos Manoel Freire de Andrade. Para constar fiz este. Antonio Frrª Barboza.

         Nota: José Barbosa de Gouveia tinha apenas 07 anos de idade quando faleceu a sua mãe Antônia de Souza Rangel aos 19 de janeiro de 1721, e o seu pai Domingos Barbosa Correia depois de ficar viúvo, se ordenou Padre, e foi Vigário Beneficiado na Freguesia de São Pedro de Ponta Delgada.

       4- Avós maternos de Vicente Ferreira Nobre:

       Ignorados, já que a mãe Rita Maria de Jesus foi exposta em Casa de Agostinho Gonçalves, em Recife – PE.

       5- Bisavós paternos de Vicente Ferreira Nobre:

       5.1- Domingos Barbosa Correia, natural da Freguesia de São Roque do Rosto de Cão, Conselho de Ponta Delgada, Portugal, batizado aos 05 de setembro de 1677, e Antônia de Souza Rangel, natural da Freguesia de São Sebastião, Conselho de Ponta Delgada, Portugal, batizada em 04 de março de 1684, casados em 09 de fevereiro de 1707 na Freguesia de São Sebastião, Conselho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Região dos Açores, Portugal (pais do Capitão de Infantaria José Barbosa de Gouveia).

        5.2- Estevão Ferreira Nobre e Maria Bezerra da Costa (pais de Quitéria Tereza de Jesus).

     É justamente deste bisavô paterno Estevão Ferreira Nobre, que Vicente adotou o sobrenome Ferreira Nobre, repassado aos seus descendentes.

        6- Trisavós paternos de Vicente Ferreira Nobre:

      6.1- Roque de Gouveia, batizado em 24 de agosto de 1639, e Iria de Benavides, batizada em 20 de maio de 1649, casados em 28 de dezembro de 1670 na Freguesia de São Sebastião, Conselho de Ponta Delgada, Portugal (pais de Domingos Barbosa Correia).

     6.2- Antônio de Gouveia e Maria de Souza, naturais de Portugal, casados em 11 de maio de 1671 na Igreja do Senhor Bom Jesus do Rabo de Peixe, Conselho da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Região dos Açores, Portugal (pais de Antônia de Souza Rangel).

      6.3- Diogo Nobre Pedrosa, natural de Portugal, e Mônica Rodrigues (pais de Estevão Ferreira Nobre).

       7- Tetravós paternos de Vicente Ferreira Nobre:

       7.1- Manoel Correia e Catarina Cabral, naturais de Portugal (pais de Roque de Gouveia).

      7.2- Manoel da Costa e Maria de Castro, casados em 16 de janeiro de 1639 na Freguesia de São Sebastião, Conselho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Região dos Açores, Portugal (pais de Iria de Benavides).

      8- Pentavós paternos de Vicente Ferreira Nobre:

      8.1- Simão da Costa, o 2º do Nome, e Catarina Manoel, casados em 05 de junho de 1605 na Freguesia de São Sebastião, Conselho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Região dos Açores, Portugal (pais de Manoel da Costa).

     8.2- Bartolomeu Fernandes e Catarina de Benavides, naturais de Portugal (pais de Maria de Castro).

     9- Hexavós paternos de Vicente Ferreira Nobre:

     9.1- Simão da Costa, o 1º do Nome, e Helena Vultão, naturais de Portugal (pais de Simão da Costa, o 2º do Nome).


      9.2- João Fernandes e Guiomar Gonçalves, naturais de Portugal (pais de Catarina Manoel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário