segunda-feira, 13 de junho de 2016

A família Saldanha do Seridó Potiguar

Joaquim da Silva Saldanha, que era natural do Estado do Ceará, era filho de Domingos da Silva Saldanha (batizado a 28-02-1762 na Matriz do Icó-CE) e de Maria Rosa Cândida de Miranda. Neto paterno de Miguel da Silva, (batizado a 19-09-1698) natural do lugar Santiago, Freguesia de Castelo do Neiva, Conselho e Distrito de Viana do Castelo, Portugal, e bisneto paterno por Miguel da Silva, de Domingos Álvares Saldanha e de Joana da Silva Barbosa, naturais de Portugal.

Francisca Joaquina Maia, que também era natural do Estado do Ceará, era filha de Francisco Alves Ferreira Maia e de Cosma Fernandes.

O casal Joaquim e Francisca habitaram em Catolé do Rocha/PB. Os filhos de Joaquim da Silva Saldanha e Francisca Joaquina Maia que tenho conhecimento foram estes listados abaixo:

F.1 Benvenuto da Silva Saldanha, casado com Leonor Burle Monteiro, filha de Cândido Pereira Monteiro e de Maria Joaquina Burle, estes por sua vez casados em 03 de novembro de 1849, neta paterna de Manoel Pereira Monteiro e de Maria José de Jesus da Rocha, e neta materna de José Burle e de Joaquina Burle.

F.2 Cosma da Silva Saldanha, casada com Francisco da Silva Grilo, filho de José Antônio da Silva Grilo.

F.3 Pedro da Silva Saldanha, casado com Maria Cândida Monteiro, filha de Cândido Pereira Monteiro e de Maria Joaquina Burle.

F.4 Cristina da Silva Saldanha, casada às 15 horas do dia 03 de março de 1851 com Manoel Martins Veras, natural de Campo Grande/RN, filho de Luciano Martins Veras e de Cosma Rodrigues Veras, neto paterno de Manoel Martins Veras, e neto materno de Silvestre Rodrigues Veras e de Eugênia Ferreira de Barros, e o casamento foi celebrado pelo Pe. Manoel Bezerra Cavalcante na Fazenda Mulungu, Região de Catolé do Rocha/PB, e as testemunhas do casamento foram Joaquim Felício de Almeida Castro e Miguel Joaquim de Almeida Castro.

F.5 Joaquina da Silva Saldanha, casada com Manoel Martins Veras, que já era viúvo da primeira esposa Cristina da Silva Saldanha.

F.6 Benedito da Silva Saldanha, nascido em 1835, casado aos 21 de dezembro de 1871 na Matriz com Josefina Augusta Dantas, nascida em 1854, filha de Manoel Dantas Correia de Góes e de Jacinta Augusta Brandão, neta paterna de José Dantas Correia de Góes e de Isabel Rita Caetana da Silveira, e o casamento foi celebrado pelo Pe. Bernardo de Carvalho Andrade, e as testemunhas do casamento foram o Capitão Manoel Martins Veras e José Dantas de Góes e Vasconcelos.

         OBS.: O casal Benedito da Silva Saldanha e Josefina Augusta Dantas foram os pais de Joaquim da Silva Saldanha (Coronel Quincas Saldanha), nascido por volta de 1872.


Quincas Saldanha. Foto: Clenildo Maia. 


7- Francisco da Silva Saldanha, nascido em 26 de abril de 1837, batizado aos 07 de junho de 1837, pelo Padre José Gonçalves de Vasconcelos, e os Padrinhos de Batismo foram José Lobo dos Santos e a esposa Felícia Joaquina de Jesus.

8- Joaquim da Silva Saldanha, nascido aos 05 de setembro de 1839, batizado aos 07 de novembro de 1839 pelo Padre José Ferreira da Mota, sendo padrinhos de batismo Joaquim Felício de Almeida Castro e a esposa Cosma Rodrigues Veras.

9- Delmiro da Silva Saldanha, nascido aos 15 de fevereiro de 1846, batizado aos 15 de maio de 1846, pelo Padre Pedro José de Queiroz, e padrinhos de batismo foram José Fernandes de Queiroz e Sá a Carolina Gomes da Silveira. Foi casado na Fazenda Saco do Martins, Caicó-RN, aos 26-11-1892 com Porfíria Porcina Pereira, filha do coronel João Damasceno Pereira de Araújo e Tereza Alexandrina de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário