quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Ancestralidade judaica dos Medeiros do Seridó provada


Sabemos que o Seridó (região geograficamente situada entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba) possui raízes judaicas e que o Prof. Marcos Filgueira publicou a ligação entre Caetano Dantas Correia e Clara Afonso, de Barcelos, filha de Junca Montezinho e Micol, entre tantos outros ramos ainda mais expressivos no seu renomado livro “Os judeus foram nossos avós”. Exímio pesquisador há décadas, sempre ético, disponibilizou inclusive gratuitamente essa grande obra.

Muitos potiguares descendentes da família Medeiros do Seridó podem requerer reconhecimento de sua ascendência judaica e obter as cidadanias portuguesa e espanhola. Os trâmites são os seguintes: Depois de fazer o levantamento da árvore genealógica que chegue a um judeu processado, é necessário elaborar um relatório com as provas documentais de cada antepassado. Envia-se este relatório para uma comunidade judaica em Portugal (visitem: www.cilisboa.org), se aprovado, obtêm-se um certificado. De posse do certificado, dá entrada na conservatória de registros de Portugal para obter a cidadania. Particularmente, esclareço, devido aos muitos emails que tenho recebido, que não trabalho com levantamento de árvore genealógica, mas existe muitas pessoas que empenham-se no levantamento dos dados genealógicos.

Em 2017 escrevi e publiquei em meu blog um artigo intitulado “Ancestrais dos irmãos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos, troncos da Família Medeiros do Seridó no Rio Grande do Norte" http://www.historiaegenealogia.com/2017/09/ancestrais-dos-irmaos-portugueses.html e prosseguimos nas buscas e conseguimos localizar um documento fundamental, e que prova a ancestralidade judaica dos Medeiros do Seridó. O documento é acessível gratuitamente, online, através do site da Torre do Tombo: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2306810





Trata-se do PROCESSO POR CRIME DE JUDAÍSMO DE ÁGUEDA MONIZ, sobrinha de BEATRIZ MARQUES, TETRAVÓ de RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA e de SEBASTIÃO DE MEDEIROS MATOS, PATRIARCAS DOS MEDEIROS DO SERIDÓ.

Logo abaixo encontra-se a linha ascendente dos irmãos Rodrigo e Sebastião de Medeiros até Beatriz Marques já descrita há muitas décadas por Gaspar Frutuoso em “Saudades da Terra” e publicada posteriormente por José Augusto Bezerra de Medeiros em seu livro “Seridó”.


Beatriz Marques
(cristã-nova, irmã de Elvira Marques e tia materna de Águeda Moniz)
Beatriz Furtado
Maria de Medeiros
Maria de Medeiros Rocha
Maria de Medeiros Pimentel
Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos

12 comentários:

  1. "Ribeira Grande". Ilha de São Miguel, Portugal. Precisamente, na Lomba de Santa Bárbara !

    ResponderExcluir
  2. Existem outros documentos ou outras fontes que possam comprovar mais isso? Sou descendente direto do Sebastião de Medeiros Matos e estou em busca disso. Além do mais, agradeço pela disponibilização desse documento. Já ajuda no meu pedido de nacionalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, o documento em tela já comprova o que está exposto. Agora você tem que fazer a sua genealogia comprovada, chegar até o ponto indicado.

      Excluir
  3. E existem certidões comprovando a arvore genealógica inteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A certidão já se encontra no corpo do texto e você pode consultar o documento no link da Torre do Tombo que eu disponibilizei no artigo. Caso precise das demais certidões para fazer a sua árvore genealógica, tem que pesquisar.

      Excluir
  4. Grande Dr. Anderson, muito obrigado por compartilhar seu estudo, tenho acompanhado seu blog e fico muito grato por seu trabalho. Muito obrigado, meu amigo. Eu gostaria de poder fazer esse tipo de leitura. Tenho comprado muitos livros, principalmente no sebo vermelho com Abiamael. Fico fascinado com a história de nossos antepassados e chego viajar em meus pensamentos visualizando o passado.

    ResponderExcluir
  5. Onde obtenho a obra de Marcos Filgueira

    ResponderExcluir
  6. Sabes de algum escritório de advocacia que faça o processo de cidadania portuguesa? Descendo dos irmãos Medeiros Rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa solicitar os serviços de um escritório de advocacia, Jaime Emanuel. Existem genealogistas que fazem esse trabalho. Particularmente eu não trabalho.

      Excluir
  7. Sou muito feliz em fazer parte dess grandiosa familia Medeiros do seridó,o nome do meu pai era José Zacarias de Medeiros ,natural de Acari.

    ResponderExcluir
  8. Vc sabe dizer se os Medeiros da Paraíba são da mesma raiz

    ResponderExcluir
  9. Achei ótima esta revelação sou Medeiros de Caico RN

    ResponderExcluir